A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta o balanço das ações realizadas nos últimos anos, que evidenciam uma gestão comprometida com a qualidade do atendimento à população. Sob a liderança do prefeito Laércio Júnior, o município registra avanços significativos, consolidando-se como referência regional em diversas áreas da saúde pública.
Entre as principais conquistas, destaca-se a recente aprovação pelo Ministério da Saúde apresentada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) para a construção do Centro de Especialidades em Reabilitação, que será referência para toda a macrorregião. “Esse é um marco histórico para Senhor do Bonfim. Seremos o único município da região a integrar o Plano de Emergência do Ministério da Saúde, garantindo atendimento especializado a pessoas com deficiências física, intelectual e auditiva”, celebrou o prefeito Laércio Junior.
Muitas são as ações de destaque, entre elas estão a construção da nova sede da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, esta última com um automóvel próprio. A nova sede do SAMU foi inaugurada, funcionando como Central de Regulação de Urgência e Emergência para nove municípios, beneficiando cerca de 300 mil habitantes. A sede da Central de Marcação também está de estrutura nova e com capacidade para 300 atendimentos por dia, antes a população ficava exposta ao sol e chuva.
Multicentro
A rede municipal de saúde de Senhor do Bonfim agora conta com o Multicentro para atendimento de especialidades, como: cardiologia, neuropediatria, psiquiatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, ecocardiograma, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Em 2025 a gestão tem como objetivo criar um Multicentro com atendimento exclusivamente infantil.
Qualificação e valorização profissional
Todos os colaboradores da saúde têm salários pagos em dia, um compromisso não honrado por gestões anteriores. Foram oferecidos cursos técnicos e especializações para a equipe, além da garantia do piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fardamento.
Atenção Básica
Com 21 equipes completas de Saúde da Família que assistem a população em 15 Unidades de Saúde (seis delas no interior), Senhor do Bonfim universalizou o acesso ao atendimento médico, incluindo pediatria e acompanhamento para gestantes de alto risco. As unidades agora possuem prontuário eletrônico e fazem a emissão descentralizada do Cartão SUS.
Hospital e maternidade
O equipamento agora conta com 10 leitos de UTI Geral e 5 de UTI Neonatal, além de atendimento pediátrico 24h no Centro de Parto Normal e oferta de exames pós-parto. A estrutura hospitalar foi requalificada, garantindo serviços completos, incluindo clínica médica, ortopedia e cirurgias.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Costa, destacou a ampliação dos serviços como o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), referência no atendimento de pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e a requalificação do Lacen, que atende a laboratórios regionais. “Estamos fortalecendo cada setor da saúde, com investimentos inéditos em infraestrutura, tecnologia e humanização do atendimento”, ressaltou.
UPA 24h
O município manteve uma equipe médica ampliada, com investimento mensal superior a R$ 650 mil, garantindo exames laboratoriais, raio-x, tomografias e alimentação para pacientes e acompanhantes. Além disso, foram adquiridas 12 ambulâncias e estão previstas mais três para ampliar o suporte aos distritos.
O prefeito Laércio Júnior finalizou destacando o compromisso da sua gestão em fazer sempre mais por Senhor do Bonfim “Estamos investindo para transformar Senhor do Bonfim em referência de saúde no estado, com um sistema de saúde mais humano, eficiente e acessível a todos. Nosso foco é continuar inovando e levando mais qualidade de vida para nossa gente”, concluiu.
Texto: Ascom PMSB
Fotos: Marcel Cordeiro/PMSB