Deputados exibiram os bonés e ergueram a carne enquanto provocavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia de usar o apetrecho partiu da liderança do PL na Câmara dos Deputados, comandada por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). “Lula cadê você / o povo brasileiro precisa comer”, cantaram os congressistas, logo no início da sessão.
O gesto foi alvo de reprimenda do novo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). “Por gentileza peço a cordialidade de todos os deputados e deputadas neste dia muito importante da democracia brasileira e a história do Parlamento brasileiro”, disse.
Quando o Congresso Nacional definiu os novos presidentes das duas Casas no sábado, 1º, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, levou bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, que compartilhou com parlamentares e ministros.
A frase foi idealizada pelo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira, como uma reação aos bonés vermelhos com a inscrição “Make America Great Again” (em inglês “faça os Estados Unidos grande novamente”), lema da campanha do presidente americano, Donald Trump, aliado de Bolsonaro.
Levy Teles/Victor Ohana/Gabriel Hirabahasi/Estadão