JUAZEIRO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Serviços oferecidos pela rede municipal de ensino de Juazeiro ampliam a inclusão dos estudantes com TEA

Garantir o direito de aprender de todos os estudantes é um compromisso assumido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). E esse compromisso inclui, também, os 1.053 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas 151 unidades escolares da rede municipal de ensino.

Na escola, estudantes como Álvaro Matheus Alves Carvalho, de 6 anos, que é autista, contam com o apoio do auxiliar de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala de aula regular e da professora de AEE na sala de recursos multiprofissional, além do carinho de todos os colegas. Aluno do 1° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Ludgero de Souza Costa, Álvaro está incluído em todas as atividades escolares, assim como todos os estudantes.

De acordo com a diretora de Educação Inclusiva da Seduc, Carliane Oliveira, o objetivo da Secretaria é garantir o aprendizado e a inclusão do estudante. “Na unidade escolar, o nosso aluno autista recebe o apoio do auxiliar de AEE, que o acompanha no horário da aula, nas atividades de higiene, locomoção, alimentação e pedagógicas, sob a orientação da professora da sala regular, e do professor de AEE, que realiza atendimento duas vezes por semana”.

O grande desafio do professor de Atendimento Especializado é, segundo Carliane, quebrar barreiras. “O professor de AEE realiza um trabalho de intervenção para que o aluno tenha acesso não apenas ao currículo escolar, mas a todas as atividades desenvolvidas na escola. É um profissional responsável por quebrar barreiras. Ele media as relações para que o nosso aluno autista esteja, efetivamente, incluído e participando das atividades escolares”, explica Carliane.

Para Shirley Souza Carvalho, mãe de Álvaro Matheus, o atendimento da rede municipal de ensino tem sido significativo para o desenvolvimento do seu filho. “Eu sou mãe atípica e estou muito feliz com o desenvolvimento do meu filho. O trabalho da equipe de AEE da escola é muito bom, porque elas não só dão todo o suporte para ele, mas orientam os pais, nos ajudam também”, pontua Shirley.

Diretoria de Inclusão

Além da acessibilidade ao ambiente escolar e de uma rede capacitada para receber os estudantes, o município conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece suporte aos alunos e suas famílias. A Diretoria de Inclusão, localizada na Rua da Grécia, dispõe de psicopedagogo, psicólogo, profissional de educação física, professor de artes e assistente social que atendem estudantes encaminhados pelas escolas da rede municipal.

Entre os atendimentos ofertados na Diretoria, um dos mais buscados é a atividade aquática, conduzida pelo profissional de Educação Física, Álamo Amaral. Ele atende cada criança uma vez por semana. “Essa é uma atividade voltada para o desenvolvimento motor e cognitivo. Nós avaliamos o estudante individualmente e planejamos as atividades a partir das suas necessidades. Nas aulas, realizamos exercícios de força, equilíbrio, resistência, frequência respiratória e treinamentos de natação”, conta Álamo.

 

Ascom Seduc/PMJ

Deixe um comentário