O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro identificou nesta quarta-feira (02), diversos problemas no sistema de abastecimento de água da comunidade do Mandacaru II. As equipes da autarquia encontraram equipamentos deteriorados, filtros sucateados, bombas dosadoras quebradas, reservatórios sem manutenção e redes sem os devidos dimensionamentos.
O levantamento faz parte de uma ação do SAAE que está percorrendo o município para fazer um mapa dos problemas enfrentados pelas comunidades e, assim, buscar melhorias para a população.
A falta de cuidados dos últimos anos reflete diretamente na água consumida pela população. Diante dessa situação, a diretora-presidenta do SAAE, Fabiana de Possídio Egashira Guimarães, determinou a imediata recuperação nos sistemas mais críticos, assim como a substituição de alguns equipamentos e abertura de processo licitatório para a aquisição de novos filtros para a melhoria da qualidade da água no interior do município.
“Reconhecemos que a situação é crítica em todo o interior, pois existem sistemas com mais de 20 anos sem receber uma reforma sequer. Gostaríamos de resolver o problema de imediato, entretanto temos que seguir os trâmites legais, mas o que estiver ao nosso alcance não estaremos medindo esforços para minimizar essa situação”, garantiu a gestora.
Locais onde o problema não puder ser resolvido de imediato, serão disponibilizados carros-pipas com água tratada para atender as necessidades dos moradores.