JUAZEIRO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente representa a região no 1º Seminário de Gestão Ambiental do Sertão Baiano

Estratégias para a preservação da Caatinga e medidas para potencializar a atuação técnica de órgãos ambientais foram pautas do 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco. O evento, realizado por instituições estaduais, promoveu discussões e capacitação para especialistas, membros de entidades públicas e da sociedade civil, além de público interessado e autoridades. Entre elas, o secretário municipal de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Leal, foi o representante das secretarias municipais do Sertão Baiano do São Francisco na mesa do seminário.

O evento aconteceu em Juazeiro, nesta sexta-feira (11), e foi uma realização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia, em parceria com o Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco (Constesf) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio da Prefeitura de Juazeiro. Tendo como tema central o reflorestamento da Caatinga, a atividade fez parte das ações do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), também discutido na ocasião.

O programa do Governo da Bahia coordena e executa ações de treinamento e cooperação com os municípios para a gestão ambiental. Nesse sentido, também participaram das discussões e aprendizados do seminário os técnicos e especialistas da SEMA municipal, que se capacitaram, junto às entidades estaduais e a outros municípios membros do Constesf, sobre questões como políticas de gestão ambiental, licenciamento e relacionamento com o Ministério Público.

A atividade também reuniu equipes da gestão ambiental de diversos municípios do Sertão Baiano, membros do Constesf, como Canudos, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes – todos representados na mesa de abertura pela SEMA Juazeiro.

De acordo com Cláudio Leal, a atividade reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais com um objetivo em comum: discutir e aprender sobre a importância da gestão ambiental, pensando no melhor planejamento estratégico para os seus respectivos municípios.

“Vivemos tempos desafiadores frente às questões ambientais, que exigem a nossa atenção e ação imediata. Este seminário é uma valiosa oportunidade para discutirmos as melhores práticas e inovações políticas que podem nos ajudar a enfrentar esses desafios”, disse.

Ascom PMJ

Deixe um comentário