Em ritmo de celebração e muita alegria, os equipamentos que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes realizaram ações antecipadas em comemoração ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (11). A programação contou com almoço, brindes, palestras e show ao vivo.
Na quinta-feira (8), os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de um momento de acolhimento e confraternização para as mulheres, que são mães e avós, promovendo a integração entre os diferentes grupos atendidos nas unidades.
Já na sexta-feira (9), o Restaurante Popular promoveu um evento especial com foco na sustentabilidade alimentar e conscientização sobre o reaproveitamento de alimentos. A ação reuniu mães da comunidade em um ambiente acolhedor, com atividades que visaram o aprendizado, celebração e fortalecimento da rede de apoio social.
A programação teve início com uma palestra sobre reaproveitamento alimentar, ministrada pela chef de cozinha sustentável Poliana Santos. Durante a palestra, Poliana compartilhou práticas e dicas sobre como transformar alimentos que seriam descartados em deliciosos pratos nutritivos, ajudando a reduzir o desperdício e promovendo hábitos alimentares mais conscientes.
Após a palestra, os participantes puderam saborear um bolo feito com casca de banana, uma das receitas apresentadas, utilizando a banana recebida pelo Banco de Alimentos, como parte da campanha de aproveitamento integral dos alimentos.
A festa seguiu com um sorteio de brindes, um almoço especial preparado para as mães e, para animar o dia, som ao vivo, criando uma atmosfera de celebração e confraternização. Seguindo a programação de ações em alusão ao Dia das Mães, a Sedes também realizou um momento de acolhimento com as mães beneficiárias do Bolsa Família.
As celebrações chegaram ao fim com um chá da tarde realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, voltado para as famílias que compõem os grupos Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos/PAEFI.
Para o secretário da Sedes, Igor Luiz, as comemorações reforçam o papel da rede de assistência social na valorização das famílias. “As mães são a base de muitas famílias que atendemos, e é nosso dever reconhecê-las, acolhê-las e garantir que tenham acesso não apenas a direitos, mas também a momentos de afeto e valorização. Cada atividade foi pensada com carinho para fortalecer vínculos e promover dignidade”, afirmou.



