JUAZEIRO

Juazeiro: IFBA homenageia a ex-vereadora Valdeci Alves no “Julho das Pretas”

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro realizou a primeira edição do Julho das Pretas, evento que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar a luta das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e outras formas de opressão.

A data, instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, tornou-se um marco internacional de mobilização. No Brasil, a Lei nº 12.987/2014 também associa a data à memória de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII e símbolo da resistência negra. Tereza comandou o Quilombo do Quariterê – na atual divisa entre Mato Grosso e Bolívia – onde negros e indígenas resistiram à escravidão por cerca de 20 anos.

Durante o evento, diversas mulheres negras foram homenageadas por suas trajetórias e contribuições sociais. Entre os destaques, a ex-vereadora Valdeci Alves, conhecida como Neguinha da Santa Casa, foi reconhecida por sua atuação política e compromisso com a população de Juazeiro.

Valdeci iniciou sua trajetória pública em 2004 e foi eleita vereadora por quatro mandatos consecutivos. Em 2008, conquistou 1.628 votos, consolidando sua representatividade na Câmara Municipal. Seu lema inspira outras mulheres a acreditarem em sua força e no poder da organização social: “Neguinha da Santa Casa: um exemplo de mulher negra e guerreira, honesta e humilde, a força da mulher.”

A realização do Julho das Pretas também trouxe reflexões importantes sobre os desafios atuais. Dados do IBGE mostram que três em cada quatro pessoas em situação de pobreza no Brasil são negras – e, entre elas, as mulheres negras representam a parcela mais vulnerabilizada, enfrentando desigualdades salariais, exclusão acadêmica e violência institucional.

Fonte de informações: IFBA

Deixe uma resposta