Uma reunião de alto nível. Propostas encaminhadas e novas ideias discutidas porque a Aciaj Juazeiro não para de executar ações e projetos para impulsionar a economia do município. O propósito é claro: alavancar as esferas do comércio, da indústria e do agronegócio, além de contribuir com debates e projetos sociais voltados para Juazeiro.
Empresários, representantes de entidades e a diretoria executiva da Associação recepcionaram o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), Cloves Cedraz, que partilhou suas experiências como empresário e como liderança de mais de 20 anos à frente da entidade.
“É uma satisfação estar aqui em Juazeiro e presenciar a força que tem a Aciaj sob o comando de George Falcão, que vem fazendo um excelente trabalho de apoio e impulsionamento do comércio local, com visão macro que inclui as indústrias e os produtores agrícolas da região. A Associação tem feito muito bem o dever de casa. A Aciaj Juazeiro tem sido modelo para outras associações do Estado, e a prova disso é a presença de outros presidentes da região norte nesta noite”, destacou Cedraz. O presidente da Faceb ainda ressaltou a importância do trabalho coletivo desenvolvido pela Associação: “A Aciaj tem escutado, debatido e elaborado importantes ações junto aos empresários e à sociedade civil organizada, os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento econômico do município”.
O encontro contou com a presença de representantes de entidades, do comércio, da indústria, do agronegócio, de instituições bancárias e parceiros estratégicos como CMEC, Sebrae, SESI/FIEB, Ministério do Planejamento, além de agentes políticos e imprensa local.
Na ocasião, o presidente da Aciaj, economista George Falcão, apresentou ações recentes e compartilhou projetos em andamento para este e o próximo ano. “Não é fácil manter atuante uma entidade como a Aciaj, que ao longo de mais de 80 anos contribuiu para a história econômica e social de Juazeiro. Nosso foco é representar e promover o desenvolvimento da classe empresarial, industrial e agrícola, liderando iniciativas e defendendo interesses com responsabilidade social, sempre em benefício da comunidade. Nossa missão é dar continuidade ao legado histórico da entidade, impulsionando a economia local, apoiando micro, pequenas, médias e grandes empresas; executando ações estratégicas para fortalecer os setores agrícola e industrial; e promovendo debates sobre temas que impactam a sociedade juazeirense, contribuindo para a formulação de projetos sociais e econômicos”, afirmou.
Entre as ações realizadas nos últimos anos, Falcão citou:
- São João de Prêmios
- Aciaj Desenvolvendo Empresas
- Prêmio Melhores do Ano 2025
- Sabatina 2024 com prefeituráveis de Juazeiro
- Apoio a projetos como Conecta Construção, CMEC, Dia das Crianças (PM-BA), Natal do Bem, Barril Dobrado da Moda, Bazar da 28, entre outros que refletem a atuação coletiva e colaborativa da Associação.
- Também foram lembradas proposições e discussões encabeçadas pela Aciaj:
- Reformulação do estacionamento rotativo pago (Zona Azul);
- Requalificação das obras da Travessia Urbana;
- Ações de ordenamento público, especialmente na área comercial;
- Projetos de incentivo aos setores comercial e industrial;
- Promoção da Feira de Negócios – FENEVASF;
- Realização do ACIAJ Desenvolvendo Agricultores;
- Parceria com o CRT-BA para qualificação de técnicos da construção civil em Juazeiro.
“A Aciaj segue firme em seu propósito de ser voz ativa e parceira do desenvolvimento de Juazeiro. Agradecemos ao presidente da Faceb, Cloves Cedraz, pela presença e pelo apoio da Federação, que tem exercido uma liderança fundamental para o fortalecimento do associativismo baiano”, concluiu Falcão.
Este foi o primeiro de uma série de encontros que acontecerão com o mesmo objetivo: debater e encaminhar projetos e ações para o desenvolvimento econômico, industrial, agrícola e social de Juazeiro.
Mônia Ramos – Jornalista
Ascom Aciaj Juazeiro