O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira (30/9) que a Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar o aumento de casos de intoxicação por metanol em São Paulo.
Foram registrados ao menos 22 casos de possível contaminação pela substância no Estado — 5 confirmados e 17 em investigação. As autoridades investigam seis mortes como suspeitas de relação com o metanol, segundo o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.
A principal suspeita é de que as vítimas tenham ingerido bebidas alcoólicas contaminadas.
Nesta terça, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil de São Paulo fecharam dois dos bares na capital paulista onde vítimas teriam consumido as bebidas contaminadas — o bar Ministrão, nos Jardins, e o Torres, no bairro da Mooca.
Em coletiva de imprensa no mesmo dia, Lewandowski afirmou que a situação é grave e que é possível que a rede de distribuição dessas bebidas atue também em outros Estados, não apenas em São Paulo.