O juazeirense não suportava mais os serviços de transporte coletivo prestados pela empresa Joafra, antiga Joalina, que manteve um contrato espúrio com as gestões municipais, por mais de 40 anos.
A chegada da Atlântico Transportes a Juazeiro, embora celebrada pela promessa de uma frota moderna e climatizada, rapidamente se deparou com a realidade e as críticas dos usuários.
Foram vários episódios de ônibus quebrados nas primeiras semanas de operação, fato que tem gerado um misto de esperança e questionamentos entre os usuários. A principal dúvida que paira no ar é: a empresa veio para ficar, ou é apenas uma solução de curto prazo?
A empresa foi contratada de forma emergencial em agosto de 2025 para operar o serviço até a conclusão de um processo licitatório definitivo, assumindo a operação em 15 de setembro de 2025.
Essa medida transitória foi adotada após um acordo inédito entre a prefeitura e o Ministério Público da Bahia (MPBA), que visa regularizar o sistema. O transporte na cidade vinha sendo operado há mais de quatro décadas sem um processo licitatório formal, o que dificultava a fiscalização e as melhorias.
bilhetagem eletrônica.
A empresa e a AMTT têm trabalhado para solucionar a liberação e a recarga dos cartões de transporte (estudantil, vale-transporte, idosos e PCD). O recadastramento está sendo descentralizado para facilitar o acesso da população, e os antigos cartões de idosos e PCD seguem válidos temporariamente.
A empresa Atlântico esteve no passado recente operando em Petrolina, e teve seu contrato rescindido por não cumprir os serviços que prometeu.
Será que estamos pegando outra Joafra, se não prestou em Petrolina, por que testar em Juazeiro?”.