BAHIA

Prefeitura de Sento Sé realiza Curso de Boas Práticas em Imunização para qualificar profissionais da rede de saúde

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRS – Juazeiro/BA), está realizando o Curso de Boas Práticas em Imunização. O curso está acontecendo no auditório do Colégio Sete de Setembro, iniciou nesta segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (10) .

Com carga horária de 40 horas, o curso tem como objetivo atualizar os profissionais que atuam nas salas de vacina sobre as boas práticas e a segurança na vacinação. O público-alvo inclui enfermeiros, técnicos em enfermagem, coordenadores de Vigilância em Saúde e de Imunização das Unidades Básicas de Saúde do município.

Durante a semana, os participantes estão tendo acesso a uma programação diversificada, com conteúdos que envolvem desde os princípios básicos da imunologia até o uso dos sistemas de informação em imunização (SIPNI, SIES e PEC APS). O curso também aborda temas como rede de frio, erros programáticos, eventos adversos pós-vacinais, estrutura do CRIE e práticas seguras de vacinação.

A capacitação está sendo conduzida pela enfermeira sanitarista Caroline Pereira e pela técnica de referência em imunização do NRS, Santana Afonso Reis, além do facilitador Francisco Antônio, responsável pelos módulos sobre sistemas de informação.

“O município está se preparando para iniciar, no próximo dia 13 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, e esse curso vem para fortalecer ainda mais o trabalho da nossa equipe. A qualificação é fundamental para o sucesso da campanha”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Geisa Lopes.

Entre os participantes, a enfermeira Francisca Flávia Alencar avaliou positivamente a iniciativa. “O Curso de Boas Práticas em Imunização tem sido de extrema importância dentro do nosso programa de educação continuada. Ele permite a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre vacinas, conservação e administração, qualificando o serviço que prestamos diariamente à população. Com esse aprendizado, poderemos implementar novas estratégias para aumentar as coberturas vacinais e reduzir as doenças imunopreveníveis”, afirmou.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE

Deixe uma resposta