BAHIA POLÍTICA

Capitão Alden rebate declarações de Lula sobre eleições 2026

Vice-líder da oposição na Câmara Federal, o deputado Capitão Alden (PL-BA) rebateu nesta quinta-feira (9) as declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a vitória nas eleições no ano que vem. Em entrevista à TV Mirante, do Maranhão, o mandatário do país afirmou que é difícil que alguém o vença em 2026.

Em entrevista exclusiva a este Política Livre, o parlamentar bolsonarista declarou que são questionáveis os motivos pelos quais o petista não acredita que poderá ser derrotado nas urnas.

“‘É muito difícil alguém ganhar da gente em 2026’. Difícil por quê? Porque aparelharam o Estado? Porque têm o STF blindando o governo? Porque colocam opositores na cadeia por opinião? Porque compram apoio com bilhões em emendas de relator e ‘pix’ secretos? Isso não é vitória política — é jogo de cartas marcadas. A verdade é que o governo Lula está politicamente fragilizado, com índices de aprovação em queda, inflação que não dá trégua e insegurança explodindo. O que sustenta esse governo é o uso da máquina pública e o medo judicial — não o apoio popular genuíno”, afirmou.

Ainda de acordo com o deputado, quando o chefe do Palácio do Planalto afirma que, se brincar, os adversários ganham, aponta que o “governo Lula está temendo a força dos conservadores e das redes sociais”.

“‘Se a gente brincar, os adversários ganham’. Essa fala, na prática, admite que os adversários têm força, sim. E mais: mostra o quanto esse governo teme a força das redes sociais, dos movimentos conservadores e da base que acordou em 2018 e não voltou mais a dormir. Eles sabem que qualquer vacilo vira combustível para a direita crescer”, acrescenta.

O parlamentar baiano ainda aproveitou a ocasião para ironizar a fala de Lula em relação a excepcionalidade vivida no país. “‘O Brasil vive um momento excepcional’. Excepcional para quem? Para o agronegócio que está sendo atacado? Para os empresários sendo demonizados? Para os cristãos sendo censurados? Para os militares que estão sendo sucateados? Para os brasileiros que veem seu poder de compra derreter? Só se for excepcional no cinismo — porque na vida real, o Brasil vive um momento de desilusão, medo e autoritarismo disfarçado de democracia”, continuou.

Capitão Alden ainda aproveitou a ocasião para reiterar as críticas ao Governo Federal e reafirmou que o resultado nas urnas no ano que vem é que mostrará quem de fato está fortalecido. “Lula pode achar que vai terminar bem, mas quem está terminando mal é o povo. O governo vive de narrativas, enquanto o país vive de desemprego, impostos, censura e insegurança. A eleição de 2026 vai mostrar quem realmente está forte — e não vai ser quem governa com promessas vazias e medo da verdade”, finaliza.

 

Reinaldo Oliveira

Deixe uma resposta