A Unidade de Saúde da Família Quilombola do Alto da Maravilha recebeu, nesta terça-feira (18), a visita de uma equipe do Ministério da Saúde, que esteve no município para registrar a Campanha Lava-Pés: cuidados com os pés das pessoas com diabetes aliando o saber popular e plantas medicinais. A ação, desenvolvida pela equipe da USF, tem como foco prevenir complicações do pé diabético, ampliar o autocuidado, valorizar saberes tradicionais sobre plantas medicinais e fortalecer o vínculo entre usuários e profissionais do SUS.
O trabalho foi reconhecido pelo Laboratório de Inovação em Saúde – Mais Médicos, ficando em 3º lugar nacional entre as experiências exitosas da Atenção Primária. O destaque motivou a visita in loco para gravação de uma reportagem que será difundida para Unidades de Saúde da Família de todo o país.
“É um orgulho para Senhor do Bonfim ter uma ação da Saúde selecionada nacionalmente. Esse trabalho mostra a força da nossa equipe e o compromisso com um cuidado que respeita a cultura local e melhora a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes. O momento é de gratidão e principalmente de agradecimento a todos os envolvidos que realizam um trabalho de excelência e sempre buscando fazer mais e melhor para o nosso povo”, destacou o prefeito Laércio Júnior ao acompanhar a visita da equipe.
Pacientes que participaram da atividade também avaliaram positivamente a iniciativa. Dona Maria José afirmou que o trabalho “foi aprovado por todos que participaram”, enquanto dona Francisca classificou a ação como “maravilhosa”.
O médico da unidade, Artur Alves, celebrou o momento. “É com muita alegria que recebemos hoje a equipe do Ministério da Saúde. Nosso projeto, que une cuidados com os pés de pessoas com diabetes e o uso de plantas medicinais como aroeira e alecrim-de-vapor, foi selecionado como experiência inovadora. Esperamos que o que fazemos aqui no Alto da Maravilha possa ser replicado por outras equipes e outras cidades”.
—
Texto: Ascom PMSB



