A Prefeitura de Casa Nova implantou, nesta segunda-feira (26), o Consultório de Rua, estratégia do Ministério da Saúde que amplia o acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua e em maior vulnerabilidade social.
“O Consultório de Rua é mais um investimento da nossa gestão para garantir que a saúde pública chegue a quem mais precisa. Estamos ampliando o cuidado, levando dignidade, acolhimento e atendimento de qualidade para a população em situação de maior vulnerabilidade, fortalecendo uma saúde mais humana, inclusiva e próxima das pessoas”, destacou o prefeito Anisio Viana.
A iniciativa conta com equipe multidisciplinar e atua de forma itinerante, garantindo acolhimento, atendimento inicial e encaminhamentos necessários à rede de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Bruna Ramos, explicou o funcionamento do serviço. “Realizamos acolhimento inicial, atendimentos básicos como: consultas em enfermagem, testes rápidos, vacinação e cuidado em feridas, além do acompanhamento de doenças crônicas, redução de danos e cuidado com a saúde mental dessa população. Quando necessário, o paciente já é encaminhado para atendimento médico em uma unidade de saúde ou referenciado para atendimento hospitalar”, pontuou.
Mapeamento do público alvo
A identificação do público atendido é feita por meio de mapeamento realizado pelos agentes comunitários de saúde, garantindo que o serviço alcance quem mais precisa.
Texto: Ascom PMCN



