A rede municipal de saúde de Senhor do Bonfim já está disponibilizando o Implanon, método anticoncepcional moderno e de alta eficácia, por meio da Atenção Primária à Saúde. O implante subdérmico, com duração de até três anos, passa a integrar os serviços ofertados pelo SUS no município, ampliando o acesso ao planejamento reprodutivo.
O método é destinado a adolescentes de 14 a 17 anos e a mulheres adultas de 18 a 49 anos, com prioridade para grupos em situação de maior vulnerabilidade, como mulheres em situação de rua, usuárias de álcool e outras drogas, pessoas vivendo com HIV, puérperas de alto risco, entre outros públicos definidos em nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A inserção e a retirada do Implanon são realizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, por profissionais capacitados, seguindo critérios clínicos e protocolos do Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Maia, o acesso ao método representa mais um avanço na política de saúde do município. “É um importante passo no cuidado com a saúde da mulher e dos adolescentes. Mas é fundamental destacar que a paciente precisa passar por uma triagem prévia na unidade de saúde, onde será avaliada por um profissional para verificar se atende aos critérios de elegibilidade e receber todas as orientações necessárias”, ressaltou.
Texto: Ascom PMSB



