pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, disse que o partido dele deve apoiar a campanha de ACM Neto (União Brasil) na Bahia e que a aliança no estado independe do apoio do ex-prefeito de Salvador à sua candidatura. A fala ocorreu nesta sexta-feira (1º), na capital.
“O nosso partido, o PDT, é dirigido aqui pelo Félix Mendonça. Ele, em audiência com os companheiros todos, tem me dado informações de que estão bem avançados, ainda não arrematados, os entendimentos para nós apoiarmos o ACM Neto“, disse Ciro Gomes.
Ciro Gomes estava acompanhado da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, do deputado estadual, Léo Prates, e do presidente do PDT na Bahia, Feliz Mendonça. — Foto: João Souza/g1
Segundo o pré-candidato à Presidência, o ex-prefeito de Salvador é a melhor opção entre as que já foram anunciadas para o governo da Bahia.
“Eu fico absolutamente feliz com essa iniciativa do meu partido, mas se vai se consumar ou não, é melhor perguntar para os meus companheiros. Eu de cima para baixo não imponho nada, porque para a Bahia, estado que eu amo profundamente, porque é a síntese da brasilidade, nesse momento o melhor é o ACM Neto”.
Ciro Gomes deu entrevista na manhã desta sexta depois que se encontrou como o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), no Palácio Thomé de Souza. A cidade tem como vice-prefeita Ana Paula Matos, que também é do PDT e estava presente no local.
O pré-candidato à Presidência e ACM Neto já tiveram diversos encontros para discutir a eleição localmente.
“Como é que o ACM Neto pode deixar de respeitar o candidato do partido dele, que é o [Luciano] Bivar. Eu vou ficar fora da Bahia? Não, eu vou apoiar aquele que acho melhor para o estado, é unilateral”, disse Ciro.
Escolha do vice
De acordo com Ciro Gomes, a decisão sobre o pré-candidato ou pré-candidata para o cargo de vice-presidente na sua chapa será definido na convenção do PDT, marcada para o fim do mês.
“Meu vice ou a minha vice só será escolhido ou escolhida em julho e estamos começando julho hoje. Minha convenção, e isso é novidade, já está marcada, vai ser no dia 23″, contou.
O primeiro turno das eleições será realizado em 2 de outubro, e o prazo para o registro das candidaturas é até 15 de agosto.
“Primeiro dia para a gente deixar logo consolidado, mas nós vamos delegar a comitiva nacional, PDT, a faculdade até o último dia possível, que é no dia 6 de agosto, para as tratativas em relação ao meu vice ou minha vice”, concluiu.