BAHIA

Estudantes criam tênis capaz de gerar energia elétrica

Estudantes do ensino médio da cidade de Santo Antônio de Jesus desenvolveram um projeto que relaciona saúde, meio ambiente e tecnologia. O grupo criou um tênis capaz de gerar energia elétrica.

Intitulado EletroTênis, o calçado produz energia limpa enquanto o usuário pisa no chão. De acordo com o G1, O trabalho surgiu em uma feira de ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no município.

A energia é produzida em um circuito montado no calçado que é suficiente para acender dispositivos com LED. A energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB, explica o professor de física e orientador do projeto, Oziel Silva.

O circuito de energia funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas.

Oziel avalia ainda que o trabalho funciona como esperado e passa por modificações para ser aprimorado. Os alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foram, recentemente, selecionados para participar da feira de ciências de Porto Alegre.

Fonte: Bahia Noticias

Deixe um comentário