BAHIA

COELBA E CELPE REALIZAM AÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA EM JUAZEIRO E PETROLINA

Em uma ação conjunta entre as distribuidoras de energia Coelba, da Bahia e Celpe, de Pernambuco, os técnicos das duas empresas percorreram as margens do Rio São Francisco para combater o furto de energia na região.  A operação contou com 18 colaboradores das duas companhias, que realizaram as fiscalizações com a ajuda de nove veículos e um barco para percorrer boa parte do rio nos trechos de Juazeiro e Petrolina.

Na operação, foram inspecionados diversos produtores irrigantes da região e autuadas e desligadas 23 unidades consumidoras que estavam em situação irregular. A energia recuperada é suficiente para abastecer 3.500 residências durante um mês. Em 2019, já foram realizadas mais de 10 mil inspeções na região e normalizadas cerca 2,5 mil unidades com ligações clandestinas. A energia recuperada nessas ações é suficiente para abastecer o município de Casa Nova por dois meses.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 116.

Fonte: Blog GJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *