PETROLINA

Após 4 anos, biblioteca de Petrolina é reaberta com novo acervo e climatização

Uma noite de gala aguardada por muito tempo marcou a reabertura da Biblioteca Cid Carvalho. O espaço de conhecimento foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho nesta quarta (15), numa cerimônia concorrida e com direito à apresentação da Camerata 21 de Setembro. A biblioteca foi entregue após uma grande reestruturação e compra de um novo acervo para os leitores.

A estrutura havia sido fechada em 2016 para reforma. No ano seguinte, após uma perícia técnica, foi identificado um conjunto de falhas nas obras que obrigaram a prefeitura a refazer o projeto. Desde lá, foram promovidas intervenções como instalação de aparelhos de ar condicionado, pintura geral, revisão elétrica, hidráulica, do telhado, das portas e janelas; troca de piso das salas de leitura e do auditório; substituição de bacias sanitárias e torneiras; além de obras para melhorar a acessibilidade. Também foram adquiridas centenas de novas obras, elevando o acervo total para mais de 20 mil livros.

No ato de inauguração, o prefeito Miguel Coelho ressaltou a relevância da biblioteca para a cultura petrolinense. “Quando assumimos o governo, essa biblioteca, supostamente, estava pronta para inaugurar, mas depois de uma vistoria, vimos que era uma situação precária, tivemos de refazer tudo. Foi muito difícil concluir essa requalificação, mas era um compromisso inadiável pois se trata de um patrimônio cultural de Petrolina, que agora oferecerá melhor estrutura e um novo acervo para os apreciadores de uma boa leitura”, revelou o prefeito.

A nova Biblioteca Cid Carvalho funcionará, temporariamente, de segunda à sexta, nos horários das 8h às 20h. Porém, o atendimento ao público deve ser ampliado nos finais de semana ainda este ano. A expectativa é de uma visitação aproximada de 1600 leitores por mês no espaço de saber.

Foto: Jonas Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *