Por: *Call Santos
A devastação causada pelas enchentes e inundações não são as únicas consequências, temos ainda, o aumento de acidentes causados por afogamentos, lesões corporais e choques elétricos e, após o recuo das águas, o problema não cessa, com o alto risco de contaminação resultante da exposição da população a água contaminada. Se não bastassem todos os transtornos causados por este desastre, a água cria um campo propício também para a proliferação dos vetores de doenças como ratos e mosquitos, além de picadas de animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras).
Portanto, os estragos causados pelas chuvas transpõem a ocorrência em si, gerando consequências mesmo no pós evento como: doenças, prejuízos e a incerteza de que será feito e se será, necessitando de investimentos, treinamento e preparos.
Quando as primeiras gotas caem do céu, milhares de pessoas que vivem em áreas de risco ficam à mercê, temendo por suas próprias vidas, as de seus parentes e amigos e preocupados em proteger os bens pelos quais lutaram “uma vida” para adquirir. Entretanto, assim que a chuva cessa não acabam seus problemas e, de todos eles, há ainda, com resiliência, de se voltar para o mesmo lugar e aguardar que, em algum momento, os governantes lembrem-se deles.
Claudio Santos “Call”
Presidente da sub-sede U.S.S.V.B – JUAZEIRO BAHIA
Coordenador de Treinamentos do APREVIMAS do Norte da Bahia
Diretor de Comunicação da União de Serv. Sociais de Bombeiros Voluntários da Bahia
Fazer oque se pode sem medir esforços uns pelos outros sempre
De grande relevância as informações para a prevenção de acidentes. Estamos construindo uma rede prevencionista em todo o norte da Bahia. Estamos juntos nessa missão.