PETROLINA

Aconteceu em Petrolina o Workshop Abelhas e a Produção Agrícola: A Bioeconomia do Vale do São Francisco

No último dia 21, aconteceu o Workshop Abelhas e a Produção Agrícola: A Bioeconomia do Vale do São Francisco, foi um momento particularmente interessante para discussão a cerca da importância das abelhas para a região.

O evento foi promovido pelo Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna – Caatinga) da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) em parceria com a Universidade de Cardiff (País de Gales, Reino Unido), CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Portugal) e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

Esse workshop faz parte das atividades previstas para dois projetos contemplados com financiamento europeu. Durante o evento, serão feitas dinâmicas e um debate ativo e participativo sobre o papel das abelhas polinizadoras no Vale do São Francisco, possíveis problemas que existam na área e ações futuras que visem o bem estar destes animais de fundamental importância para a economia local. Os projetos acontecerão todo ano de 2020, com atividades presenciais e outros workshops

O público alvo foram pesquisadores e extensionistas, produtores agrícolas convencionais, produtores orgânicos e de sistema agroflorestal, criadores de abelhas, entidades voltadas as políticas públicas e de fiscalização ambiental e fitosanitária municipais dos estados da Bahia e Pernambuco, representantes da Secretaria da Agricultura Familiar da Bahia, da Confederação Baiana de Apicultura e Meliponicultura, e da Confederação Brasileira da Apicultura, além dos promotores do Ministério Público da Bahia e Pernambuco.

Na oportunidade, a Universidade anfitriã (UNIVASF) através do Cemafauna estará recebendo os seguintes pesquisadores parceiros vinculados a proposta:

Estiveram presentes no evento, produtores agrícolas, representantes da cadeia produtiva de mel, entidades públicas vinculadas a saúde ambiental e humana, além de pesquisadores com produção em extensão dentro do território nacional relacionada a área de interesse. O evento buscou atender a primeira etapa de planejamento do projeto que será realizado pela Universidade de Cardiff no Reino Unido em parceria com o Cemafauna – Univasf.

Deixe um comentário