JUAZEIRO SAÚDE

Juazeiro: H1N1 e caos na saúde fazem prefeito baixar decreto suspendendo eventos coletivos

Em meio a crise e a falta de gestão na rede de saúde de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim (sem partido) decretou medidas preventivas contra a H1N1 e o coronavirus. Paulo Bomfim confirmou que a partir desta sexta-feira (13), os atos públicos relacionados à prefeitura, como inauguração de obras, estão suspensas, assim como as aulas das escolas municipais também serão paralisadas. Assim como eventos que dependam de licença da prefeitura que reúnam mais de 100 pessoas.

Segundo o gestor, o prazo para essas suspensões é de sete dias, período em que sua comissão acha necessário para avaliar com clareza as possíveis reações do vírus em Juazeiro: “Nossa intenção não é gerar pânico, pelo contrário, é se prevenir” disse ele.

Em Juazeiro, dezenove casos suspeitos de H1N1 já foram notificados, sendo cinco confirmados, um óbito comprovado, oito casos sob investigação, duas mortes cujos exames aguardam resultados e seis casos descartados. Em relação ao Coronavírus, a medida vem como efeito da declaração de pandemia emitida pela OMS – Organização Mundial de Saúde e do surgimento de dois casos suspeitos, dos quais um já foi descartado.

O decreto suspende:

 – Eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder municipal, com expectativa de público superior a cem pessoas;

 – Atividades educacionais em todas as escolas da rede municipal. A publicação também recomenda a adoção dos mesmos procedimentos nas escolas estaduais e particulares, além das faculdades públicas e privadas.

A falta de controle e de ações tem causando pânico e desencontro de informações, o dito primeiro caso de coronavírus em Juazeiro, não foi compilada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais, depois os exames deram negativos.

Mais informações sobre o coronavírus:   http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/

Decreto:

h1n1

Deixe um comentário