BAHIA

PM que salvou duas pessoas de afogamento é promovido por ato bravura

O Policial Militar do estado da Bahia Edfranco Leite Araújo, natural da cidade de Diamante – PB , foi promovido nessa quinta-feira (12) por ato de bravura após salvar duas pessoas que estavam se afogamento no Rio São Francisco, em um trecho na cidade de Paulo Afonso. A promoção foi publicada no Boletim Geral Ostensivo (BG0).

O episódio ocorreu em 29 de novembro de 2010. No dia do fato, o diamantense estava de serviço, quando foi informado por populares sobre o afogamento. De imediato, ele foi na viatura do Gtran ao local indicado e, chegando lá, ao ver a cena, não teve dúvidas: mesmo contrariando ordens superiores, retirou o coturno, colete, arma e, ainda fardado, mergulhou nas águas do Velho Chico para resgatar as vítimas.

A correnteza estava forte, porém o então soldado conseguiu salvar a primeira vítima, e, mesmo cansado pelo salvamento e o peso da farda, não esperou pelos Bombeiros. Pois , sentia que, se aquela pessoa morresse, o juramento de “defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida”, realizado no dia de sua formatura, teria sido em vão.

Edfranco então de novo mergulhou nas águas, dessa vez uma pessoa o ajudou no resgate da vítima. A população em cima da ponte jogou alguns objetos com a intenção de ajudar, todos ali presentes emocionaram-se e compadeciam ao ver a cena.

Diante do tamanho ato heroico, o filho de Diamante na época recebeu moções e aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso – BA, e agora, merecidamente e honrosamente, é promovido à graduação de cabo PM pelo critério de Bravura.

Edfranco entrou na Polícia Militar baiana no ano de 2009, após prestar um concurso público. Para ele, apenas um trecho da Palavra de Deus bastou para ele enfrentar a correnteza, sem medo:  “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué, cap. 1; vers. 9.

Fonte Diamante Online

Deixe um comentário