Aconteceu neste domingo (15) a eleição para presidente da Federação das Associações (entidade que reúne as diversas associações), Francisco Odécio, o popular Chico Bito foi reeleito presidente. Votaram representantes de mais de 40 Associações, Comissões de Delegados e Representantes de Conselhos Municipais, além do Chefe do Executivo Municipal, o prefeito Paulo Bomfim (sem partido).
Estavam aptos a votar 127 representantes, votaram 117, a Chapa 1, obteve 63 votos, Chapa 2, 52 votos, com 1 voto branco e 1 voto nulo. A chapa de Chico Bito teve o apoio do Paço municipal, que escalou o secretário de governo, Arlindo Aragão para convencer os presidentes de associações a votar na chapa 1, uma tarefa inglória, diante do desgaste de Chico Bito no meio dos comunitários e da sociedade.
Na ultima eleição, em 2018, Chito Bito foi eleito por aclamação juntamente com a nova diretoria, com a chapa intitulada de “Transparência e compromisso”. Na ocasião a chapa foi eleita por cem por cento das dezenas de presidentes de associações que estiveram presentes.
Chico bito é uma figura igual a muitas que gravitam entorno dos donos do poder, não tem profissão definida, ninguém sabe qual a sua renda, do que vive, embora esteja todos os dias no paço municipal ou toda sexta está tirando fotos com o prefeito, supostamente inaugurando obras.
A eleição de domingo serviu como termômetro para o executivo municipal, a rejeição do prefeito continua muito alta, muitos presidentes de associações estão com cargos ou indicações na prefeitura, mesmo assim Chico Bito ganhou por uma diferença de apenas 11 votos.