BAHIA JUAZEIRO POLÍTICA

O PT assume a sua face conservadora com uma candidatura militar

Embora sempre tenha feito discursos contra a Polícia Militar e encampado vários movimentos contra a militarização e o fim da polícia, o PT sempre teve interesse íntimo de ter uma polícia para chamar de sua. Em 2004, o presidente Lula criou a Força Nacional, por meio de um decreto, causando arrepios na Constituição.

A face conservadora do PT sempre esteve camuflada por discursos para esquentar a militância, mas na prática o PT é tão igual a todos os partidos de direita. Após 37 anos de fundação é que o partido teve uma mulher como presidente. Na Bahia, quantos negros, homossexuais, mulheres ocupam vagas no parlamento filiados ao partido?

A vitória de Jair Bolsonaro a corrida presidencial em 2018, acendeu a luz vermelha (muito vermelha) no PT que parte da sociedade brasileira é muito conservadora, e que ao invés de se reinventar ou refundar, o partido precisava ir na onda do conservadorismo e manter-se no pragmatismo eleitoral.

A escolha da major da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Denice Santiago, como pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Salvador, no dia 26 de abril, torna público a face conservadora do PT. 

Em 2018, os jornais baianos noticiaram que a major da Polícia Militar, Denice Santiago, seria, segundo líderes da oposição da direita, a candidata a vice-governadora na chapa de José Ronaldo, candidato do DEM, depois da desistência do prefeito de Salvador, ACM Neto. Na ocasião, Denice declinou do convite, mas se sentiu lisonjeada pela lembrança.

A filiação da major da PM foi dada como certa no PRB, com a sua indicação apoiada pelo presidente nacional do DEM, ACM Neto.

A escolha da policial militar foi também para apresentar a narrativa de imagem e semelhança com uma militante histórica, mulher negra e periférica. Meros discursos marqueteiros e pragmáticos para ganhar uma eleição.

Em Juazeiro, o grupo liderado pelo prefeito Isaac Carvalho bem que procurou nas fileiras da corporação um militar para ser vice na chapa de reeleição do prefeito Paulo Bomfim (PT). Comenta-se na cidade que o tenente-coronel Mota Lima, foi insistentemente sondado para ser o vice, mas declinou do convite.

Lembrando que, em 2012, o PC do B e o PT escolheram um evangélico para ser vice de Isaac Carvalho. O Irmão Francisco Oliveira, membro da Igreja Assembleia de Deus, negro e morador da periferia, foi o escolhido para suavizar a chapa que saiu vitoriosa.

Deixe um comentário