O programa Viva Bem recebeu um questionamento nesta semana sobre a ausência de leitos de UTI Covid19 para bebês e crianças, ou seja, leitos pediátricos de UTI Covid19. O que existem são leitos intermediários Covid19 no Hospital Imip Dom Malan. São cinco leitos disponibilizados e hoje (17), por exemplo, está com 300% de ocupação. São 15 crianças internadas, dessas, 10 são de Petrolina e as outras de cidades da rede PEBA. Essa foi a maior taxa de ocupação nesses leitos intermediários desde que foram disponibilizados.
Sobre esse questionamento, procuramos a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, para saber o motivo de Petrolina não ter leitos de UTI pediátricos para atender pacientes com Covid19. O questionamento incluiu, que os leitos excedentes estão sendo improvisados na unidade e que crianças graves também.
Recebemos a seguinte NOTA do estado: “A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, durante a preparação da rede de saúde para acolher os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, mundialmente, era baixa a incidência dos casos da doença em criança. Por isso, o foco do Estado foi em qualificar leitos para o acolhimento do público adulto. Mesmo assim, é importante frisar que o Hospital Dom Malan, em Petrolina, possui vagas de estabilização e que a SES-PE conta com o serviço de táxi aéreo para possíveis transferências de pacientes para leitos em outras regiões de Pernambuco ou da Bahia, dentro da Rede Peba. Importante frisar, também, que, no momento, não há nenhum paciente pediátrico em fila de espera para leito de UTI em Petrolina”.
Faleceu na manhã deste domingo (06) Dona Adelaide Bispo, mãe do Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, candidato a prefeito nas eleições de novembro e ex-comandante do CPRN – Comando de Policiamento Militar da Região Norte. Dona Adelaide estava internada desde novembro no Hospital Regional, quando chegou a ser entubada por causa das complicações do […]
A APMI, Organização Social de Saúde (OSs), é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (19). Foram expedidos seis mandados de prisão, cinco de preventiva e um de temporária, e outros 16 de busca e apreensão em Salvador, Castro Alves, Guanambi e Juazeiro. O Bahia Notícias apurou que o setor responsável por contratos de […]