BRASIL SAÚDE

Maior liderança indígena do Brasil, cacique Raoni é internado com Covid-19

Uma das maiores lideranças indígenas do mundo, o cacique kayapó Raoni Metuktire foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele está internado em um hospital de Sinop, cidade do Mato Grosso, com sintomas de pneumonia.

Segundo nota divulgada pelo Instituto Raoni, o líder da etnia Kayapó está bem, sem febre e respira normalmente, sem ajuda de aparelhos.  Ainda de acordo com o comunicado, ele está fora de perigo.

“O motivo [da internação] foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia.  Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram COVID-19. A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o Cacique teve COVID-19 e que exames mostram presença de anticorpos”, diz trecho da nota, divulgada nas redes sociais do Instituto.

A pedido da família, somente foi divulgado que, caso o quadro permaneça estável, o Cacique Raoni terá alta em breve. Ainda conforme o instituto, a idade (90 anos) inspira cuidados e o cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado.

Esta é a segunda internação do cacique em pouco mais de um mês. Raoni Metuktire foi hospitalizado em um hospital de Colíder, no dia 16 de julho após passar mal. Já no dia 18 do mesmo mês ele foi transferido de avião para Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação.

Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire, no dia 23 de junho, há um mês. Ela tinha diabetes e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele recebeu alta médica nove dias depois.

Deixe um comentário