BRASIL POLÍTICA

Audiência prévia discute plano de ação para bacia hidrográfica do Rio São Francisco

Sudene e PNUD irão orientar os interessados em apresentar propostas para a elaboração de um Estudo de Complexidade Econômica e um Plano de Ação Estratégica para a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e área de influência do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), além da elaboração de um Plano de Ação Estratégica para a bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, que estão incluídas na área de atuação da Sudene. Os territórios das principais bacias hidrográficas do País são prioridade para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao qual a Sudene é vinculada.

As propostas serão recebidas até o dia 9 de novembro deste ano às 18:00 EST/EDT (New York). Haverá uma audiência prévia no dia 20 de outubro, às 15h por meio do link de acesso.

De acordo com a Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, essa ação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui com as diretrizes apresentadas pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), “considerando a necessidade de informações mais pormenorizadas acerca das potencialidades econômicas que contribuem para o aperfeiçoamento das intervenções de políticas públicas de desenvolvimento regional”. Foi ressaltada, ainda, a importância do plano de ação estratégica e do estudo de complexidade econômica das duas bacias hidrográficas, que possibilitarão priorizar ações “no curto, médio e longo prazos, com horizonte para os próximos 10 anos”.

“Segurança Hídrica e Conservação Ambiental” é um dos eixos do PRDNE, que contempla programas voltados para o PISF, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do País. São 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), que vão garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Já a Bacia Hidrográfica do Parnaíba se estende pelos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, possuindo uma área de 331.857,98 km² que abrange 282 municípios, com uma população estimada de 5.070.390 pessoas.

Data da Audiência Prévia: 20 de outubro de 2020, às 15:00 Link de acesso:
https://undp.zoom.us/j/81084501938?pwd=Ri9KNUg1SDBodnZkNjluYjlrSVZOQT09

Fonte: RedeGN

Deixe um comentário