JUAZEIRO POLÍTICA

Opinião: Juazeiro tem uma prefeita, sim senhores!

Inauguramos hoje uma coluna especial, a nossa colaboradora Ana F.  nos brindará toda quarta-feria com textos inteligentíssimos sobre o empoderamento feminino na política, em especial sobre o momento da política em Juazeiro.

Para hoje temos como estreia o artigo sobre a prefeita eleita de Juazeiro, Suzana Ramos, a primeira mulher a ocupar o cargo no executivo.

Confiram o artigo.

Hoje, acordei com um sentimento tão gostoso! Uma energia tão boa! E, para acabar de completar, recebi de um amigo muito especial, o vídeo de um passeio ao entardecer nas águas do Velho Chico, promovido pela choperia Nord Haus. Ah, Juazeiro de encantos mil!

Acordei hoje, lembrando que quando eu tiver de ir ao Paço Municipal, vou encontrar uma mulher prefeita! Como é maravilhosa a lembrança de que teremos uma mulher nascida e criada em Juazeiro, sentada na cadeira que dará à ela o direito de governar cada canto dessa cidade.

É que, nós mulheres acordamos, passamos o dia inteiro, dormimos e até sonhamos nas soluções que podem tornar nossos filhos, nossas filhas, nossos maridos, os nossos animais de estimação e até os nossos vizinhos mais felizes!

Sei que Suzana acorda antes das 6h da manhã como eu e, nesse momento está pensando em como vai resolver o problema daquela mulher esquecida em cada canto de Juazeiro.

Sei também, cada bairro e Distrito de Juazeiro tem agora uma mulher que acorda feliz ao lembrar do sorriso sincero e cativante que tem a nossa prefeita Suzana.

Suzana é a mulher que venceu o patriarcado e o machismo vivendo no interior do interior do estado baiano. Foi a partir de Juremal, distrito de uma cidade tão provinciana como Juazeiro que Suzana aprenderia como é difícil ser mulher dentro da política, espaço majoritariamente machista. O marido de Suzana, Zoró teria um papel fundamental na escola política da nossa prefeita. E ela soube aprender com o marido, como enfrentar diariamente a crueldade do machismo.

Suzana é mulher! Mãe! Sorriso cativante! Beleza natural! Valente! Amável! Guerreira! Inteligente! Sensível! Educada! Acessível! Receptiva! Alegre! Suzana é juazeirense!

Suzana não veio à Juazeiro para aventurar a sorte. Nascida, criada, educada e formada em Juazeiro, nossa prefeita conhece as dificuldades que uma mulher enfrenta para estudar, trabalhar e educar os filhos, enquanto cuida da casa.

Suzana não foi criada para ser somente feminista, ela foi forjada à ser mulher que luta incansavelmente pela igualdade de direitos entre os gêneros.

Suzana é mãe! Suzana saberá como cuidar dos nossos filhos e das nossas filhas LGBTIQ+!

Suzana como mulher nascida em Juremal, que tem na sua ancestralidade a bravura das índias que aqui viveram, pensará na política pública para as comunidades quilombolas e para a população negra que é maioria em Juazeiro.

Tenho fé no nosso Senhor Jesus Cristo, em nossa Padroeira Senhora das Grotas e em Iansã que, Suzana cuidará para que cada entardecer de Juazeiro seja iluminado.

Acredito que nossa prefeita saberá como cuidar dos homens e especial das mulheres de Juazeiro com o mesmo amor que cuidou a vida inteira das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-la de perto.

E, não me venham os que se acham intelectuais e que não usaram a suposta inteligência para denunciar o machismo que feriu e desprezou milhares de mulheres juazeirenses para, agora tentar fazer com que seja um pecado não vestir a camisa do feminismo, desconhecido, inclusive, por esses mesmos ditos intelectuais!

Ora, ora… Suzana é a mulher que na prática combateu machistas durante décadas para, hoje nos dar a alegria de sermos representadas por uma mulher!

Suzana Ramos saberá dizer não aos machistas de perto e aos de longe que tentarem desqualificar a luta de uma juazeirense arretada que sabe muito bem o que é ser mulher em terra de machos coniventes com o descaso à políticas públicas para a saúde da população feminina!

Que a “Mãe do céu rosado” traga dias felizes para a nossa Juazeiro!

Ana F
Mulher – filha – esposa – mãe
Eleitora de Juazeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *