JUAZEIRO POLÍTICA SAÚDE

O que esperar da saúde pública para a mulher na gestão Suzana Ramos

Nós mulheres somos maioria da população em Juazeiro. Independente de raça, religião, escolaridade ou classe social, somos maioria. Somos também maioria do eleitorado.

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, desde o ano de 2018, 96,2% da população de Juazeiro teria cobertura através dos Postos de Saúde da Família – PSF. Em tese, isso significa que a Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, estaria chegando para quase 100% da população.

Se assim o for, nós mulheres estamos fazendo pré natal, preventivo e mamografia. Além de exames laboratoriais que previnem as doenças sexualmente transmissíveis.

Isso, porém, só pode ser possível se os postos de saúde estiverem completos por equipes médicas, enfermeiros e técnicos em enfermagem. E, segundo a SEI, Juazeiro em 2018 já teria 60 equipes de saúde o que daria para atender 96,2% da população.

Diante desses dados, constatamos que a mais recente gestão municipal na área da saúde pública, não foi capaz de gerir os serviços de atenção básica junto com os serviços de urgência e emergência.

O resultado era mostrado no dia a dia das mulheres que precisavam do Hospital da Mulher. Se, em 2017 o índice de mortalidade infantil era de 17,66 para cada 1mil nascidos vivos, de lá para cá muita coisa mudou. Certamente que os números aumentaram.

O que víamos nas redes sociais, imprensa regional e até nacional eram verdadeiras imagens de terror. Não só faltava equipe médica como sensibilidade e capacidade de gestão no hospital inaugurado para atender o público feminino.

De que adiantava fazermos pré natal, se nossos bebês morreriam ao nascerem? Os relatos que ouvíamos eram de crueldade cinematográfica, parecia filme com produção apocalíptica.

O que fizemos para mudar esse caos? Denunciamos e elegemos uma mulher para nos governar. Acreditamos que na política ainda podem existir pessoas bem intencionadas e assim, elegemos Suzana Ramos que sabe exatamente como o corpo e as emoções de uma mulher funcionam durante o ciclo menstrual, numa gravidez e menopausa.

Pedir que os postos de saúde funcionem para termos nossos exames preventivos em dias e um hospital que se permita trazer os nossos filhos e as nossas filhas com vida, seria pedir muito?

Nossas crianças têm o direito de nascerem com vida e nós temos o direito de criá-los com saúde. Pedimos muito?

Juazeiro merece dias melhores!

#cancerdeutero #cancerdemama #saudedamulher #mulher #suzanaramos #preventivo #mamografia

Anna F
Mulher – filha – mãe – esposa
Eleitora de Juazeiro

One Reply to “O que esperar da saúde pública para a mulher na gestão Suzana Ramos

Deixe um comentário