BAHIA

Compra de respiradores pelo Governo da Bahia pode virar alvo de CPI

O deputado estadual Capitão Alden quer instaurar na Assembleia Legislativa da Bahia uma CPI para apurar a compra de respiradores feita pelo Governo da Bahia – que rendeu R$ 100 milhões de prejuízos após os equipamentos não chegarem.

“A CPI só não saiu do papel por falta de empenho dos demais deputados que não assinaram o documento”, diz Capitão Alden, que lembra ter apoiado o pedido de impeachment de Rui Costa no ano passado. Os deputados de oposição a Rui Costa, que não são muitos, também não apoiaram a criação da CPI.

Alvo de inquéritos no Ministério Público Federal (MPF), a compra de respiradores feita pelo Governo da Bahia junto à empresa Hempcare completou um ano. A compra foi feita com uma empresa chinesa, que cancelou o negócio.

A Hempcare, empresa contratada pelo governo baiano para intermediar a negociação, mesmo sem ter experiência no ramo, buscou outros fornecedores e fechou a compra dos equipamentos com uma indústria brasileira, sediada em São Paulo. O negócio, porém, foi cancelado após técnicos constatarem que os respiradores não eram adequados para pacientes com Covid-19.

O valor, cerca de R$ 50 milhões, pago antecipadamente pelo Governo da Bahia à Hempcare e dividido em comissões, não foi devolvido. O processo corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por julgar governadores, e tramita em segredo de justiça.

Recentemente, o jornal O Globo noticiou que delações premiadas negociadas com a Procuradoria-Geral da República (PRG), no âmbito do processo dos respiradores, tiveram o governador Rui Costa como alvo principal.

Fonte: Politica ao Vivo

Deixe um comentário