“A estrutura do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) de Juazeiro necessita de intervenções urgentes. O atendimento da Policlínica é realizado no local para deficientes, idosos, e observei que necessita de atenção por parte do governo”, relatou o vereador Gildásio Soares (PRTB) .
Ele afirmou ainda que corre o risco das instalações serem fechadas na cidade. “Não tem alvará da vigilância sanitária para funcionamento. Necessita com urgência de reforma nas salas para adequar melhor as crianças. Hoje o Cerpris não pode atender crianças com síndrome de down ou altismo, mas tenho um projeto voltado para isso que depois de de reformado poderia fazer um bom serviço, isso porque existe no local equipe de profissionais multi disciplinares (…) As crianças especiais quando chegam com suas mães de outras cidades, ficam dentro de um quarto fechado e apertado”, lamentou.
O Cerpris de Juazeiro atende 22 municípios através de convênios, “e nestas condições, Juazeiro corre o risco de perder para o município de Paulo Afonso”, alertou.
O valor repassado pelo Governo do Estado é insuficiente para manter o local. “É necessário conseguir verba carimbada para se manter com custeio e manutenção, e ainda se possível contratar mais profissionais capacitados. Tem um convênio com o governo do estado onde se repassa pouco mais de R$ 1 milhão, só que esse recurso é distribuído para os 22 municípios, e com isso o órgão está no nível A, onde deveria está no C, pois a cada nível se aumenta o valor da receita. O Cerpris de Juazeiro enfrenta problema em sua parte estrutural e acompanhamento relacionado ao tratamento fisioterápico. Hoje quem banca todas as despesas é o município e o governo do estado”.
“O nosso projeto é para que o órgão seja descentralizado, isso porque quando uma pessoa da zona rural é acidentada não tem condições de chegar na sede para obter atendimento. Existe um convênio com uma determinada igreja que doa de cada vez 300 cadeiras de roda, e para isso é necessário fazer o cadastro, mas precisa ser divulgado”, concluiu.
Fonte: AP