JUAZEIRO

Abertura do ‘Agosto Dourado’ em Juazeiro foi com orientações sobre amamentação no CRAS do Quidé

A Prefeitura de Juazeiro fez nesta terça-feira (3), a abertura oficial do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro do Quidé.

Uma sala de espera foi montada pela equipe de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde para receber gestantes e orientar sobre os benefícios da amamentação. “O Agosto Dourado é muito importante para incentivar a amamentação na primeira infância. As nossas Unidades Básicas de Saúde devem incentivar essa prática, mostrando à mãe como se faz uma boa pega (ato do bebê pegar o peito da mãe), a importância para a imunidade da criança, para a alimentação, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor”, ressaltou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Itainã Macedo, de 25 anos, está esperando o terceiro filho e não abre mão de amamentar. Além de reconhecer a importância do aleitamento, ela relata que é emocionante. “Quando a gente amamenta, que o bebê está no colo, aquele olhar dele pra gente é uma sensação inexplicável. Eu recomendo a todas as mães viverem isso, é bom para o bebê e também para nós”, contou emocionada.

Orientação nas UBS’s

Marcilene Vitória, de 22 anos, está na quarta gestação. Dos três filhos, participou de ações como as desta terça-feira, no CRAS. Para ela, essas palestras informam de forma eficiente sobre a amamentação. “Eu já vi em programas como esse o que a gente precisa fazer para manter a amamentação. Isso é importante para as mães”, relatou.

Programação Agosto Dourado

Este ano, o tema do Agosto Dourado é “Proteger a amamentação é obrigação de todos”. Ao longo do mês outras palestras de sala de espera das Unidades Básicas de Saúde irão reunir mulheres para conversar sobre a amamentação. “É um alimento gratuito que toda mãe pode oferecer a seu filho e não há alimento melhor para a criança”, concluiu o secretário Fernando Costa.

SESAU-ASCOM PMJ