BAHIA

Bahia é o estado do NE com menos defensores públicos nas comarcas, segundo pesquisa realizada pelo Ipea

Entre os estados do Nordeste, a Bahia lidera o ranking com maior número de comarcas sem atendimento de defensores públicos. Das 255 comarcas do estado, 209 não possuem defensores, representando uma taxa de 82% de ausência. Os dados constam na segunda edição do Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, promovido pelo Ipea.

A Bahia também tem o pior índice entre comarcas com ao menos um defensor lotado. Com 16%, em último lugar no Nordeste, a Bahia possui 40 comarcas, possuindo apenas 6 defensores em acumulação de comarcas ou itinerância. Os dados foram computados pelo órgão entre os anos de 2019-2020.

Apesar disso, a Bahia está entre os estados com maior número de defensorias instaladas em novas comarcas. O estado com o maior número de cargos existentes é o estado de Minas Gerais, que junto com São Paulo e Bahia, integra o grupo dos três estados com maior índice.

Nos últimos seis anos, período que dista a primeira e a segunda edições do “Mapa da Defensoria no Brasil”, os estados de São Paulo e da Bahia se destacam, seguidos por Santa Catarina, Paraná e Goiás – que implementaram suas Defensorias Públicas logo após a edição do primeiro mapa.

Fonte: Bahia Notícias