BAHIA

NOTA REPÚDIO A AGRESSÕES DO SECRETÁRIO DE SAÚDE

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher vem a público repudiar a atitude machista, misógina e racista do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, contra a chef Angeluci Figueiredo.

O fato ocorreu no domingo (1), após o Secretário ter a reserva cancelada no famoso restaurante Preta, na Ilha dos Frades, em virtude do mau tempo e das variações do vento na Baía de Todos os Santos.

Em decorrência, o secretário proferiu palavras que agridem e desqualificam a trabalhadora, evidenciando uma percepção hierarquizada das relações sociais a expressando de forma violenta sua posicionalidade masculina, branca, cisgênera e heterossexual sem nenhum exercício de alteridade.

O comportamento demonstrado ao utilizar a palavra “vagabunda” é uma simbologia dos tempos escravocratas, no qual, remete a subserviência de uma mulher negra aos desejos do “senhorio” – comportamento este que se arrasta cotidianamente até os tempos de hoje, traços enraizados do racismo, do machismo e classismo, históricos em nossa sociedade.

A manifestação de tal comportamento não atenta apenas contra uma pessoa, mas contra a maioria da população baiana, formada por mulheres negras e que impulsionam a economia deste estado. Todos os dias milhares de mulheres são agredidas fisicamente, psicologicamente, moralmente em diferentes espaços da sociedade e é inaceitável tal postura de violências e ameaças por parte de um secretário de governo cujo compromisso deve ser a promoção de políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa, combativa a todas as formas de opressões.

O reconhecimento do erro é essencial, mas também, é importantíssimo que esse ato sirva de fortalecimento para mais ações e políticas de educação e conscientização da população por parte do Estado, como também, criem maiores condições para a construção de uma sociedade com efetiva equidade de gênero.

CDDM -BA