PETROLINA

Petrolina anuncia novo cronograma de retorno das aulas presenciais na rede municipal

A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, anunciou nesta sexta-feira (6) um novo cronograma de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Na segunda-feira (9), retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral. No dia 16 de agosto, retornam as turmas dos anos finais (do 6º ao 9º ano). No dia 23 deste mês, será a vez dos alunos do 4º, 5º ano e EJA. No dia 30, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Em 6 de setembro, iniciam todos os estudantes da Educação Infantil.

O retorno às aulas presenciais será opcional e híbrido, ou seja, as famílias vão poder decidir se enviam as crianças para as aulas presenciais ou se as mantêm, somente, no ensino remoto. Para isso, a Secretaria disponibilizou um termo de responsabilidade que foi preenchido e assinado pelos responsáveis dos estudantes, autorizando a modalidade de ensino que o aluno participará.

Segundo a prefeitura, visando garantir a segurança de toda comunidade escolar, as salas de aula funcionarão inicialmente com 50% da capacidade. As turmas serão divididas em grupos, que revezarão a ida às escolas, para garantir o distanciamento de 1 metro em salas ventiladas, e de 2 metros nas que têm pouca ventilação.

A prefeitura informou que a estrutura das escolas foi reforçada com dispensers de álcool e sabonetes, pias e torneiras automáticas, termômetro para aferição de temperatura e tapetes sanitizantes, além disso, as unidades receberam EPIS que serão utilizados pelos funcionários, para prevenção do Covid-19, como face shield, máscaras, luvas e toucas. Cada estudante vai ganhar duas máscaras e uma garrafa squeze para uso individual.

Ao chegar à escola, todos terão as mãos e calçados higienizados, além de passar por aferição de temperatura. Mais de R$ 4 milhões foram investidos para a compra de equipamentos de segurança e manutenção nas escolas, destinados a preparar os espaços para o retorno.

Mudança de data

Anteriormente, o início das aulas estava previsto para o dia 2 de agosto. No entanto, a prefeitura informou que as aulas das quatro escolas de tempo integral foram adiadas por pelo menos uma semana devido a um atraso no processo licitatório da merenda escolar.

Por: G1 Petrolina