BAHIA SAÚDE

Remanso: Prefeito descumpre normas sanitárias e casos de covid explodem.

A live de aniversário dos 121 anos do município de Remanso, nesta segunda-feira (9/8), saiu do virtual e recebeu pelo menos 300 pessoas no espaço alugado para transmitir a festa pelo YouTube.

Moradores ouvidos pelo Aratu On relatam que todos os convidados eram pessoas próximas ao prefeito, Marcos Palmeira (PCdoB), e da sua equipe de gestão. A justificativa para promover o evento pelas redes sociais da Prefeitura foi a pandemia da Covid-19, que impediu a realização da comemoração por parte dos moradores da cidade.

A decisão, no entanto, não serviu para o gestor do município. “O que a gente viu foi uma festa particular para amigos e familiares. O diretor de eventos deu entrevista na rádio, pela manhã, dizendo que teria convidados, mas que seriam apenas autoridades, ou seja, secretários e vereadores. Não foi o que vimos”, disse um dos denunciantes.

No dia depois do evento, na terça-feira (10/8), Remanso amanheceu com quase 2 mil casos confirmados de infectados pela Covid-19 e 58 mortes desde o início da pandemia. Dias antes, na última sexta-feira (6/8), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou a proibição de shows e festas em todo o estado.

Nas redes sociais do prefeito, e de outros convidados, dentre eles o secretário de Saúde do município, é possível ver a reunião de pessoas em frente ao palco montado para a live. Nas imagens, a maioria das pessoas está sem máscara e desrespeitando a distância de 1,5 m entre elas.

No Diário Oficial da cidade consta a contratação de uma empresa para realização do evento no valor de quase R$ 30 mil. O Aratu On tentou entrar em contato com Marcos Palmeira, mas não foi atendido. Além dele, o secretário de Saúde, Diego Vidal, também foi contatado, mas não deu explicações.

Fonte de informações: Aratu On