BRASIL

Fórum Nacional de Governadores se reúne e pode se contrapor a investidas de Bolsonaro

Nesta segunda-feira (23), o IX Fórum Nacional de Governadores traz como um dos temas das discussões, a conjuntura atual e a defesa da democracia. O encontro acontece no momento em que a tensão entre os poderes se intensifica e, como resultado, os gestores devem trazer um contraponto às últimas investidas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a pauta do Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, será o responsável pela apresentação dos temas:  Conjuntura Atual, Defesa da Democracia e Riscos ao Pacto Federativo.

A reunião acontece no Palácio do Buriti, em Brasília, às 10h. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e outros 21 gestores estaduais, participam por videoconferência. Apenas o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e o Governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha (sem partido), participam presencialmente. 

“Vamos tratar também da conjuntura, pois independente da disputa partidária pelo Fórum dos Governadores defendemos o fortalecimento da nossa democracia, respeito à Constituição e as leis e ainda a defesa da vida acima de todas as prioridades, do desenvolvimento sustentável e respeito às instituições”, disse o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e no Fórum Nacional, coordenador da temática da vacina. 

A reunião acontece no primeiro dia útil após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ter encaminhado ao Senado Federal, o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Até o momento, nem todos os governadores comentaram o assunto. O Governador Paulo Câmara foi um dos que ainda não se posicionou publicamente sobre o ocorrido.

Pauta

Também no centro das discussões da reunião dos governadores, estão os temas: Riscos ao Pacto Federativo, que terá a exposição técnica do Secretário de Fazenda do Estado do Piauí e Presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles; e Governança Climática, que terá exposição sobre o tema com o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Além dos governadores e do presidente do Comsefaz, também participarão do Fórum como convidados, o Presidente da CNM Paulo Ziulkoski, o Secretário de economia do Distrito Federal André Clemente; o Secretário do Meio Ambiente Sarney Filho; e o Secretário de Comunicação, Weligton Moraes.