JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro e Sebrae abrem 1º Festival Gastronômico de Juazeiro

Juazeiro recebe, até o dia 17 de outubro, o seu 1º Festival Gastronômico. O evento, que é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem (SINDHAJ), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e o aplicativo de delivery Pede.Aí, tem o objetivo de promover a gastronomia local e incentivar a participação dos empreendedores e do público, aumentando o movimento dos restaurantes e bares da cidade, além de oferecer capacitações técnicas para os profissionais da área.

O evento foi oficialmente aberto na manhã deste sábado (2), durante solenidade na Nordhaus, Orla II, e contou com a presença do vice-prefeito, Leonardo Bandeira, vereadores, dos secretários Carlos Neiva, Sérgio Fernandes e da imprensa local.

Em sua fala, o vice-prefeito destacou a importância do festival para o fomento do setor comercial no município. “Satisfação enorme participar de um evento como esse, uma parceria entre Sebrae, Prefeitura, Pede.Aí e fomentadores. É lindo ouvir falar do Rio São Francisco, da Ilha do Fogo, Ilha do Rodeadouro, mas infelizmente em algum momento se perdeu a oportunidade de se divulgar a gastronomia de Juazeiro. Essa sensibilidade que vocês tiveram de organizar e trazer esse festival, coincide com o sentimento da prefeita, que é uma pessoa sensível a tudo que for pertinente aqui para Juazeiro. Nós queremos que Juazeiro cresça ainda mais e a gastronomia envolve isso. Precisamos fomentar esse nosso extra que Juazeiro tem, que é a nossa cultura. E a cultura é a memória de um povo. Parabéns ao secretário Sérgio Fernandes, por permitir que isso se perpetue”, destacou Leonardo.

Durante a cerimônia, o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, citou o esforço da entidade para a realização do evento e o apoio recebido para somar forças. “Sem dúvida, um evento alinhado a muitas mãos para mostrar o que Juazeiro tem de melhor na sua gastronomia, no seu potencial, na história da cidade. Este Festival é uma grande virada de chave que queremos fazer aqui e mostrar que Juazeiro é um bom lugar para se morar, mas para se comer também”, afirma.

De acordo com Sérgio Fernandes, titular da SECULTE, o Festival irá entrar para o calendário municipal dos eventos. “Tô muito feliz por tudo isso que tá acontecendo na nossa cidade. A nossa prefeita Suzana, junto com Leonardo, também já nos pediu para colocar no calendário municipal. Então, se esse ano, com a iniciativa do Sebrae já está sendo sucesso, estamos nos colocando à disposição e inserindo em nosso calendário”, disse.

Para a presidente do SINDHAJ, Maraiza Carvalho, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae, em Juazeiro, é digno de admiração. “Eu parabenizo a iniciativa de Carlos Cointeiro, o trabalho que ele vem desenvolvendo à frente do Sebrae é espetacular. O que vocês estão vendo hoje, com o início desse Festival, é resultado do que é, de fato, uma parceria. A gente parabeniza toda iniciativa e hoje temos a oportunidade de mudar essa inércia que a pandemia trouxe, virar a chave todos juntos. O objetivo do festival é que todos ganhem”, finaliza.

A lista com os restaurantes e as delícias cadastradas, pode ser acessada clicando aqui http://saboresdejuazeiro.com.br/ O pede.ai, correalizador do Festival, está com a missão de levar até você os pratos participantes.