JUAZEIRO

Juazeiro: Vereador Lourival Quirino homenageia o Rio São Francisco

Hoje (04) se comemora o aniversário de 520 anos de descobrimento do rio São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o rio São Francisco é protagonista na vida de muitos brasileiros. São tantas histórias que permeiam São Francisco que navegar por ele é como passear pela história do Brasil.

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais, sendo Vargem Bonita a primeira cidade banhada pelo Velho Chico.

“Foi nas águas do Velho Chico que comecei a dar as minhas primeiras braçadas, que também acompanhei minha mãe que lavava roupas no Angari, e vi meu pai heroicamente salvando vidas e mergulhando para resgatar as vítimas de afogamento. Por isso, mais do que ninguém sei do valor e da importância do velho Chico para todos nós e para o Brasil. Proteger o Rio São Francisco, não é apenas garantir água, mas é proteger vidas!”