BAHIA CULTURA

Morre Letieres Leite, um dos músicos mais influentes da Bahia

O maestro e compositor baiano Letieres Leite, morreu aos 61 anos nesta quarta-feira, 27, em Salvador (BA). Ainda não há informações sobre a causa da morte. Segundo a produção do artista, ele passou mal e morreu em casa, na capital baiana.

Nascido em Salvador, o maestro era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, com o nome da orquestra que criou em 2006 – na qual, além de reger a orquestra, ele era responsável por todo o conceito, com figurinos, ambientação, composições e arranjos de sopro e percussão.

Enquanto percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável pelos arranjos de muitos sucessos, como “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.

Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco “Noturno”, de Maria Bethânia.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte do maestro. “Letieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou nossa percussão para o mundo. Sua morte é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos nós que admirávamos a sua genialidade. Que Deus conforte o coração dos seus familiares”, afirmou.