PETROLINA

PM é impedido de entrar armado em agência do BB de Petrolina; instituição esclarece

Um policial militar do estado do Ceará não escondeu seu aborrecimento com um fato ocorrido na agência do Banco do Brasil (BB) na manhã de ontem (26). De acordo com o soldado Gildenes Rodrigues, ele estava à paisana e precisava ter acesso à agência, mas foi impedido de entrar com sua arma.

“Fui informado pelo segurança da agência que, caso eu quisesse adentrar na agência, eu teria que deixar minha arma num armário, totalmente exposto, na entressala da agência. Como estava muito apressado, tive que fazer. Coloquei minha arma lá, resolvi o mais breve possível meu problema e fui embora”, afirmou.

Inconformado com a situação, o PM retornou no começo da tarde à agência e pediu para falar com a gerência, e recebeu a informação que nenhum agente de segurança pública que não esteja fardado – ou seja, em serviço – poderia – poderia entrar armado na agência. “Eu questionei qual a base legal da medida, já que meu porte de arma é nacional e posso trafegar em todo território nacional, para minha segurança. Mas disseram apenas que não tinha uma base legal, era apenas uma norma interna”, afirmou Gildenes.

A reportagem procurou a gerência da agência do BB, que justificou que não poderia conceder entrevista sobre o assunto, mas declarou que o caso do PM não foi o único. No entanto, o Blog foi informado pela instituição que essa norma interna não existe mais. A partir de agora, mesmo à paisana um policial ou qualquer agente de segurança pública poderá entrar armado à agência, desde que apresente uma documentação identificando a instituição à qual pertence.

por: Antonio Carlos Miranda // 27 de outubro de 2021