PERNAMBUCO

Morre, aos 84 anos, o jornalista Joezil Barros

Um dos maiores nomes da história da imprensa de Pernambuco, o jornalista Joezil Barros faleceu, na manhã desta terça-feira (21), por volta das 9h30, aos 84 anos, após duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Recife. Ex-presidente do Diario de Pernambuco, veículo de comunicação no qual atuou por mais de cinco décadas e tornou-se parte indissociável, Joezil estava em tratamento médico em consequência de uma infecção pulmonar. Ao longo dos dias, seu quadro se agravou, tornando necessário que fosse intubado. O velório será às 17h, no Cemitério Morada da Paz. O corpo será cremado às 18h.

Sua última atuação profissional foi a de chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, teve como norte a defesa da imprensa livre e da democracia, com um jornalismo sério, responsável e pluralista, compromisso que atestou, por exemplo, em 2011, durante homenagem aos 185 anos do Diario de Pernambuco, na Câmara do Recife. “O Diario é símbolo da tenacidade da gente de Pernambuco e sempre esteve a serviço dos interesses públicos, em defesa do estado de direito e dos princípios da democracia”, enfatizou Joezil à época.

Reconhecimento

Em 1990, teve sua atuação reconhecida pelo Judiciário trabalhista de Pernambuco, quando deixou o posto de juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Na atuação como juiz, nas palavras do ex-deputado Nilson Gibson (1935 -02018) foi “humanista, sob todos os pontos de vista”. “O Juiz Joezil Barros não desprezava em suas decisões os aspectos sociais; sabia bem separar o joio do trigo, para decidir favoravelmente dentro dos princípios éticos do Direito, da Jurisprudência e da Doutrina, com correção e com justiça”, disse o então parlamentar em sessão da Câmara dos Deputados, em homenagem à aposentadoria de Joezil.

Já em 2015, recebeu homenagem na solenidade dos 114 anos da Academia Pernambucana de Letras. Na solenidade dos 190 anos do Diario de Pernambuco, no mesmo ano, recebeu uma homenagem especial, agraciado com uma placa comemorativa do prêmio Orgulho de Pernambuco.  Já em outubro de 2021, foi homenageado pelo TJPE com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, por conta da excelência dos serviços prestados à causa da Justiça.

Trajetória de Joezil

Joezil Barros tinha origem humilde, era filho de pais operários e cresceu no bairro da Torre, zona Norte da Capital Pernambucana. Ingressou no jornalismo muito cedo, ainda sem formação acadêmica, com apenas 16 anos. Trabalhou em diferentes veículos de comunicação, o primeiro deles foi o Jornal Pequeno, que hoje já não está mais em circulação.

A trajetória bem sucedida começou de forma simples, no Jornal Pequeno, onde se apresentou ao editor como repórter de polícia e foi contratado com o acordo de receber dinheiro para o lanche como remuneração pelos trabalhos prestados. Neste jornal trabalhou por aproximadamente um ano, recebendo este mesmo salário. Em seguida trabalhou na Rádio Olinda e depois na Rádio Clube de Pernambuco. Anos depois, foi presidente desta última junto com o Diario de Pernambuco.

Líder

Foi presidente de instituições importantes, comandadas por jornalistas e intelectuais de grande expressão nacional, tais como: a Associação da Imprensa de Pernambuco (1981-1987), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e também a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, em Brasília.

Em setembro deste ano, em um dos seus últimos textos publicados no jornal que ajudou a construir, o Diario, Joezil explicou um pouco da sua atuação enquanto presidente do sindicato. “No Sindicato dos Jornalistas, todavia, nossa diretriz era a deflagração de ações visando a valorização profissional, o que realizávamos com equilíbrio e senso profissional, sendo importante destacar que estávamos sempre participando dos congressos da categoria e nos solidarizando com os movimentos de valorização da profissão”, escreveu.

Joezil também exerceu a presidência do Rotary Club do Recife. No Jornal Diario de Pernambuco, entrou como revisor e se estabeleceu até chegar ao cargo de presidente do jornal, cargo exercido de 2002 até 2015. Além disso, também foi presidente dos Diarios Associados do Nordeste.

Depoimentos

Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do grupo EQM

“Perdi um amigo e a imprensa profissional de Pernambuco, um dos seus melhores quadros, teve participação destacada e longeva no Centenário Diario de Pernambuco.”

Paulo Pugliesi, diretor executivo da Folha de Pernambuco

“A imprensa de Pernambuco tem hoje uma grande perda representada no jornalista Joezil Barros, que ao longo dos últimos 50 anos atuou de forma decisiva não só no Diário de Pernambuco, mas em favor da imprensa pernambucana.

Começou como repórter no jornal Diario de Pernambuco, passando por todas as áreas, chegando a ser, inclusive, presidente do Diário de Pernambuco e condômino dos Diários Associados.

Conheci Joezil mais fortemente na década de 90, quando atuamos juntos no Diário, ele como diretor comercial, eu como diretor administrativo financeiro numa parceria que fizemos a gestão do DP e foi uma época de dificuldade, mas uma época bastante profícua e aprendemos a admirar um ao outro.

Então, Joezil é uma pessoa relevante nesse mercado editorial de Pernambuco e sentimos hoje a perda não só do jornalista, mas de um grande homem que soube honrar com todas as tradições da imprensa pernambucana.”

José Américo Góis, diretor operacional da Folha de Pernambuco

O jornalista Joezil Barros, condômino do Diário Associados, é um marco na vida da imprensa pernambucana nordestina e nacional. Um dos homens mais afetivos e calorosos que eu conheci. Amigo dos amigos, leal, competente, respeitado e prestigiado. Deixa uma imensa lacuna no coração dos amigos, em Pernambuco e no Brasil. Com Joezil vai parte da boa imprensa brasileira nas últimas cinco décadas. Joezil faz e fará muita falta aos seus amigos, à imprensa e ao Estado de Direto do Brasil.

Múcio Aguiar, presidente da AIP

“A Associação da Imprensa de Pernambuco manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Joezil Barros, 84 anos. Joezil ocupou várias funções no jornalismo, entre elas foi presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, da Federação Nacional de Imprensa e do Diario de Pernambuco.

Como presidente da AIP comandou as comemorações dos 50 da Associação e a inauguração do Edifício AIP Anexo.

Conhecido pelo profissionalismo, deixa um legado para a história da Imprensa nacional. 

Nas páginas dos nossos livros Ata, não faltam registros da sua atuação em defesa da profissão. Neste momento de dor, prestamos condolências aos seus familiares e amigos.”

Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco

“A Fundação Joaquim Nabuco lamenta o falecimento do jornalista pernambucano Joezil Barros, 84 anos. Um dos maiores nomes da história da imprensa de Pernambuco, faleceu, na manhã desta terça-feira (21). Joezil Barros ingressou no jornalismo aos 16 anos, como repórter de polícia no então Jornal Pequeno. Ex-presidente do Diario de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina e onde passou mais de 50 anos, Barros presidiu instituições importantes, como a Associação da Imprensa de Pernambuco (1981-1987), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, em Brasília.

À frente do Diario de Pernambuco, era conhecido por manter a porta da sala aberta a todos os profissionais, os tratando com respeito. Sua morte abre uma lacuna nas dos homens que valorizam a profissão de jornalista e dos profissionais que a exercem diariamente com a devida seriedade. Aos familiares e amigos, nosso sincero pesar.”

Bruno Araujopresidente nacional do PSDB

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Joezil Barros, meu amigo e um dos grandes nomes da imprensa pernambucana.

Deixo aqui a minha solidariedade aos familiares e seus inúmeros amigos neste momento de despedida. “

Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

“É com muita tristeza e pesar que recebo a notícia da morte do jornalista Joezil Barros, um dos mais reconhecidos profissionais da comunicação em nosso Estado. Com uma carreira consolidada, sobretudo a frente do jornal mais antigo da América Latina, o Diario de Pernambuco, Joezil também se destacou na presidência da Associação de Imprensa de Pernambuco e como líder sindical.  

Joezil foi jornalista de batente por mais de seis décadas. Passou por várias rádios. Ingressou no Diario de Pernambuco como repórter até chegar na condição de condômino dos Diarios Associados sempre com um olhar atento para para a questão social. Mesmo aposentado continuou atuando no jornalismo na assessoria do TJPE, onde prestou brilhantes serviços à instituição. 

Sua partida deixa uma lacuna para sociedade pernambucana. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos.”

Por: Folha de Pernambuco