JUAZEIRO

Câmeras de reconhecimento facial instaladas no Mercado do Produtor de Juazeiro ajudam a polícia a prender foragido da Justiça

As câmeras de reconhecimento facial instaladas no Mercado do Produtor de Juazeiro ajudaram a Polícia Civil a prender um foragido da Justiça, no último final de semana. O homem tinha um mandado de prisão preventiva, suspeito de tentar assassinar uma pessoa em Pernambuco. A ordem judicial foi expedida pela Vara do Júri da Comarca de Caruaru.

O banco de dados do setor de monitoramento é alimentado com informações da polícia sempre que um mandado de prisão é expedido pela Justiça, como foi o caso deste fim de semana. Assim que o sistema de monitoramento facial fez o reconhecimento, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), que administra o Mercado do Produtor, acionou a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e efetuou a prisão.

O homem está à disposição do Poder Judiciário e foi recambiado nesta segunda-feira (14) para Pernambuco, onde deve responder pelo crime praticado.

O delegado da Polícia Civil, Tiago Pessoa, titular da delegacia de homicídios de Juazeiro, falou sobre a parceria com a AMA. “A instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial é de extrema importância e uma providencial evolução para o combate às atividades ilícitas que porventura aconteçam no interior do Mercado do Produtor, uma vez que alguns investigados da polícia já possuem mandados de prisão em aberto e essa nova tecnologia nos auxiliará a identificá-los com mais agilidade, para assim darmos cumprimento a esses mandados e de certa forma afastar do entorno do mercado algumas pessoas que estão ali para a prática de crimes”, ressaltou.

Segurança reforçada

Hoje, além da equipe de segurança, o Mercado do Produtor de Juazeiro conta com 53 câmeras instaladas e 4 speed dome, que são câmeras de segurança diferenciadas e de alta performance. Isso porque é um dispositivo robusto para monitoramento a grandes distâncias. A câmera speed dome capta e processa imagens de alta qualidade para locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes.

A câmera com reconhecimento facial é uma das mais avançadas tecnologias de monitoramento. Por meio de inteligência artificial aplicada aos sistemas de vigilância, ela é capaz de reconhecer rostos e identificar pessoas. Essa funcionalidade tem sido aplicada em ambientes de grande circulação, como é o caso do Mercado do Produtor, para proporcionar mais segurança.

Para o diretor da AMA, Britoaldo Bessa, que idealizou e implementou a instalação do novo sistema de segurança no Mercado do Produtor de Juazeiro, a intenção é tornar o entreposto, que é o quarto maior do Brasil em comercialização, com a circulação média diária de 10 mil pessoas, um espaço de referência também em segurança. “Estamos empenhados em fazer do Mercado do Produtor de Juazeiro um lugar cada vez mais seguro e agradável para nossos permissionários e para nossos clientes. Não pouparemos esforços para fazer deste entreposto uma referência também nesse sentido”, concluiu Britoaldo.

AMA- ASCOM PMJ