MUNDO

Bombardeio na cidade ucraniana de Sumy deixa 21 mortos, incluindo duas crianças

Ao menos 21 pessoas, incluindo duas crianças, morreram, na segunda-feira (7) à noite, em um bombardeio na cidade de Sumy, 350 km ao leste de Kiev, informaram, nesta terça-feira (8), os serviços de emergência ucranianos.

“Foram encontrados os corpos de 21 pessoas, duas delas crianças”, no local do acidente, disse a Promotoria regional no Facebook, atualizando o balanço anterior de nove mortos.

“Aviões inimigos atacaram de maneira insidiosa edifícios residenciais”, afirma uma mensagem publicada no Telegram pelos serviços de emergência, que chegaram ao local às 23h00 locais. Os socorristas encontraram os corpos de nove civis e conseguiram resgatar uma mulher dos escombros.

Sumy, perto da fronteira com a Rússia, é cenário de combates violentos há vários dias.

De acordo com a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk, o ministério russo da Defesa se comprometeu em uma carta enviada à Cruz Vermelha a respeitar o corredor humanitário para a retirada de civis nesta terça-feira, com uma trégua das 9h00 às 21h00 locais (4h00 às 16h00 de Brasília). O primeiro comboio com civis deveria sair às 10h00 locais.

Mas logo em seguida, Vereshchuk denunciou uma violação das garantias.

“Temos informações de que o lado russo planeja perturbar este corredor e que há manipulações para obrigar as pessoas a seguir outro itinerário que não está coordenado (com os ucranianos) e é perigoso”, disse.

Também insistiu nos pedidos de corredores humanitários para retirar civis de outras cidades como Kiev, Kharkiv, Mariupol e Volnovakha e pediu a Moscou uma ‘coordenação urgente com os ucranianos” para garantir um cessar-fogo nestas regiões.

Por AFP