EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Jornada Pedagógica 2022: Primeiro dia de palestras segmentadas destaca emoções, tecnologia e inovação na rede municipal de ensino de Juazeiro

“Muita coisa boa para que a gente possa iniciar o ano letivo com o pé direito”. Essa foi a avaliação da professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Juazeiro, Celiane Silva Nascimento, sobre a Jornada Pedagógica 2022 “Educação: um ato de amor em um Novo Tempo”. As palestras por segmento iniciaram nesta segunda-feira (07)  e reuniram professores da Educação Infantil, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e articuladores de educação tecnológica da rede municipal, para refletir sobre emoções, tecnologia e inovação neste primeiro dia de evento.

O dia iniciou com momentos musicais e dinâmicos. Guga Cidral e Daniel Arenhart ressaltaram a importância de respeitar a infância e suas fases, bem como a necessidade de estimular as interações com os alunos através de brincadeiras e canções. Em seguida, Regina Shudo destacou pontos como os impactos da pandemia no desenvolvimento das crianças e como lidar com a volta das aulas presenciais, a importância de criar laços, ser referência para os pequenos e a infância como principal fase de desenvolvimento neural.

A tecnologia também teve espaço na Jornada Pedagógica 2022. Eduardo Azevedo e Pedro Cunha falaram sobre “Inovação na escola, no trabalho e na vida” e destacaram a criação de startups, entre elas, a Explorum que já realizou formações na rede municipal de ensino de Juazeiro, reforçando a importância da cultura maker e da aprendizagem criativa e híbrida. Alunos da Escola Municipal Mandacaru também participaram do momento apresentando as engenhocas desenvolvidas dentro do projeto piloto implantado na escola, com a metodologia que ensina fazendo.

Um dos participantes do evento, o articulador de educação tecnológica Matheus Vinicius Vidal, destacou que hoje a tecnologia está inserida em diversos contextos sociais e a educação é um deles. Ele também ressaltou a importância dos educadores nesse contexto.  “A tecnologia pode contribuir de uma forma ampla para aprendizagem dos estudantes, para que ele possa ter um maior leque de opções de estudo de modo diversificado. Nós enquanto educadores estamos como mediadores neste sentido, principalmente em relação a cultura maker”, finalizou o profissional.

A Jornada Pedagógica 2022 “Educação: um ato de amor em um Novo Tempo” segue até o dia 09 de março com uma programação rica e segmentada.

Seduc /PMJ