BAHIA

Saiba quem é Jerônimo Rodrigues, favorito de Rui para chapa ao Governo do Estado

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi citada nesto segunda-feira (7) pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) como um dos três nomes cotados para assumir a cabeça da chapa petista ao Governo da Bahia. Ele é o favorito do atual ocupante do cargo, Rui Costa (PT).

Reviravolta

O cenário, que após a desistência de Wagner de concorrer a governador se desenhava com Rui lançando candidatura ao Senado e o senador Otto Alencar (PSD), da base aliada, como postulante ao Palácio de Ondina, mudou completamente ao ser anunciado pelo parlamentar petista que um colega de partido assumiria seu lugar no pleito. 

Além de Jerônimo, Wagner mencionou os nomes do secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Jerônimo

Engenheiro agrônomo por formação, o titular da pasta de Educação tem trajetória no secretariado nacional e estadual. No governo federal, entre 2011 e 2012, foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Movimento Territorial, secretário executivo do programa Pró-Territórios e ainda secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). 

Na Bahia, foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural, entre 2015 e 2017, e assumiu como secretário estadual de Educação em 2019.

Jerônimo também tem história nas causas sociais. Trabalhou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006. O secretário também é membro curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Fundo de Combate à Pobreza e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano.

Em 2019, ele recebeu a Comenda 2 de Julho, honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Apesar de ser filiado ao Partido dos Trabalhadores e ocupar postos em gestões públicas há anos, Jerônimo Rodrigues nunca se candidatou a nenhum cargo político. 

 

Por: BNews