A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), está iniciando ações com o objetivo de organizar os residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida existentes no município. A intenção é melhorar o ordenamento urbano nesses locais.
A ideia surgiu após uma reunião promovida pela Semaurb, com a participação do Ministério Público, Caixa Econômica, Procuradoria Geral do Município e presidentes da União das Associações de Moradores e da Federação das Associações de Moradores.
“Nesse encontro discutimos melhorias e ficou esclarecido que construções irregulares que descaracterizem o projeto inicial dos residenciais serão fiscalizadas pela Semaurb e a engenharia da Caixa se colocou à disposição, para junto com o município, equacionar o problema. E com relação à oferta de serviços nos residenciais, isso é uma competência do município. A partir dessas definições, a Prefeitura poderá atuar tanto com ações sociais quanto realizar o ordenamento urbano nesses locais”, explicou o titular da Semaurb, Rubens Torres.
Primeiras providências
Um levantamento preliminar realizado no Residencial São Francisco, em parceria com lideranças comunitárias, identificou mais de 100 barracas que comercializam lanches e outros produtos ocupando irregularmente espaços públicos, como calçadas, praças e até quadras esportivas, situação que estaria gerando insatisfação entre os próprios moradores.
A partir desse diagnóstico, a Semaurb irá cadastrar os comerciantes informais do Residencial São Francisco e analisará a viabilidade de manter ou não as barracas no local. Aquelas que os donos não forem identificados serão removidas.
Esse trabalho contará com a parceria de lideranças comunitárias, que farão o levantamento das informações. Posteriormente as ações de ordenamento urbano serão estendidas aos demais residenciais de Juazeiro.
“Nossa participação será ouvindo as necessidades dos moradores e fazendo um levantamento para identificar a quantidade de barracas que existem dentro dos residenciais, quantas estão em funcionamento e quais estão abandonadas, para poder localizar os donos. Essa parceria vai ser bastante produtiva para promover o ordenamento nos residenciais”, pontuou o líder comunitário Anderson Matheus Pereira.
“Eu acho que essa ação é de suma importância, tendo em vista que desde o início dos residenciais, em outras gestões o ordenamento nunca foi feito, e agora na gestão atual a Semaurb está se envolvendo e tomando a responsabilidade, não para prejudicar ninguém, mas realmente para organizar os residenciais e deixar os espaços melhores tanto para os comerciantes quanto para a população de modo geral”, completou o líder comunitário, Lucas Felipe Rodrigues.
Ascom/Semaurb/PMJ