A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nessa quinta-feira (17), uma operação conjunta com 75 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos para 16 estados. Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em uma organização criminosa com atuação nacional.
Denominada Smurfing, a operação partiu de uma investigação que era realizada em Ipojuca, no Grande Recife, desde novembro de 2018. Segundo a Polícia Civil, foram identificados “braços” financeiros e operacionais da organização criminosa em vários locais do país. A corporação definiu essa como a “maior e mais abrangente operação de repressão qualificada de sua história”.
Além de Pernambuco, os mandados foram emitidos para Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Acre, Minas Gerais e Bahia.
Smurfing é uma tipificação de lavagem de dinheiro, que consiste no fracionamento de uma grande quantia em pequenos valores, de modo a escapar do controle administrativo, camuflando assim transferências e operações financeiras.
Todos os mandados foram emitidos pela Vara Criminal de Ipojuca, no Grande Recife.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que há “bloqueios de valores significativos”, mas não divulgou quanto foi decretado pela Justiça. Também não foram detalhadas quais cidades ou quantos alvos por estado estão sendo cumpridos.
A Polícia Civil de Pernambuco apontou que, além das polícias estaduais, a operação é realizada em parceria com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Outros detalhes devem ser divulgados em “momento oportuno”, segundo a corporação.
Ascom-Polícia Civil