JUAZEIRO

Secretários escolares da rede municipal de Juazeiro celebram equiparação salarial e enaltecem trabalho da atual gestão

Na sexta-feira (06), secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram homenageados pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com mais de 100 profissionais.

Na ocasião, a secretária de Educação, Normeide Almeida, engrandeceu o trabalho em equipe e o resultado da luta de anos pela equiparação salarial da categoria, um compromisso da atual gestão.

“A classe lutou por anos para ter esse reconhecimento, e hoje celebramos juntos esse direito adquirido, através também do olhar sensível e empatia da prefeita Suzana Ramos. A vitória é de todos nós!”, enfatizou a gestora da Seduc.

A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos, Alexandrina Araújo, falou das melhorias para categoria. “A gestão municipal tem um comprometimento com o setor educacional. Estamos celebrando com esse evento de acolhimento, de reconhecimento e aperfeiçoamento, através de uma formação sobre o Sistema Integrado de Educação (SIGEDUC), um mecanismo tecnológico que vai viabilizar os trabalhos dos secretários nas unidades escolares, uma vez que conseguiremos em menos tempo, facilitar essa comunicação tão necessária. É a tecnologia a nosso favor”, disse.

O momento foi de comemoração, com discursos emocionados, como o da secretária da Escola João Dias Ferreira, no Salitre, Zelângia Alves Tupiná, que enalteceu a equiparação salarial. “Essa equiparação salarial significa tratar as pessoas com equidade, que é o princípio da administração pública. Feliz pela visão da prefeita, em priorizar isso. Era injusto exercermos a mesma função, com salários diferentes. Gratidão à prefeita Suzana e à secretária Normeide, que corrigiram essa injustiça. Estamos felizes e gratos pelo reconhecimento e vamos comemorar com ainda mais amor pelo que fazemos”, celebrou.

Reformulação-Os profissionais que antes recebiam vencimentos diferentes, devido ao porte de sua escola de lotação, agora passarão a ter um salário padrão tendo como parâmetro o maior valor (R$ 1.994,72), com gratificações em cinco níveis, de acordo com a capacidade de cada escola. Os portes foram definidos da seguinte forma: Porte I, que corresponde a 20% do padrão inicial da carreira (a partir de 1101 alunos); Porte II, 16% do padrão inicial da carreira (de 801 a 1100 alunos); Porte III, 12% do padrão inicial da carreira (de 501 a 800 alunos); Porte IV, 8% do padrão inicial da carreira (de 201 a 500 alunos); Porte V, 4% do padrão inicial da carreira (de 1 a 200 alunos).

O porte das unidades escolares será definido conforme número de alunos matriculados segundo Censo Escolar Municipal, e poderá sofrer alterações a depender do aumento ou redução do porte da escola, bem como da mudança de lotação do servidor.

Ascom/PMJ